Em comemoração aos seus 80 anos de atividades, o bar Giovannetti promoveu a reformulação do cardápio da sua primeira unidade, instalada defronte ao Largo do Rosário, no Centro de Campinas. A missão ficou a cargo do chef Diogo Silveira, muito conhecido na cena de São Paulo, onde comanda quatro restaurantes e dois bares, entre eles os conhecidos MoDi Gastronomia e o Lambe-Lambe. A carta de bebidas do Giovannetti também foi atualizada para marcar a data. O bartender Kascão Oliveira, conhecido na noite paulistana como o “rei do Dry Martini”, criou novos drinques e introduziu alguns clássicos na relação da casa.
Recentemente, tive a oportunidade de degustar alguns dos pratos e drinques elaborados para o aniversário do Giovannetti. De acordo com a rede, brevemente as novidades também constarão no cardápio e na carta das outras duas unidades, uma instalada no bairro Cambuí e outra no Shopping Parque D. Pedro. Segundo o chef Diogo Silveira, a proposta do menu foi resgatar algumas comidas de boteco e prestar uma homenagem aos fundadores da marca, que são de origem italiana, e aos atuais controladores, que descendem de portugueses.
Um dos destaques do cardápio é o clássico bolovo, salgado feito com ovo cozido e recoberto por uma camada de carne, que depois é frito por imersão. “O nosso bolovo tem uma característica especial, pois é feito com ovo caipira e apresenta uma gema cremosa. Para obter esse resultado, cozinhamos o ovo por exatos seis minutos”, ensina o cozinheiro. Outro prato que merece referência é a salada de frutos do mar, servida com folhas verdes.
O peixe e os frutos do mar, conforme o Giovannetti, são fornecidos por uma cooperativa de pescadores do litoral sul de São Paulo. Eles chegam ao bar duas vezes por semana. “Assim, trabalhamos com produtos sempre frescos, o que faz uma enorme diferença no resultado final a receita”, esclarece Diogo Silveira. Para quem prefere carne vermelha, uma boa pedida é o ossobuco de vitela, guarnecido por polenta.
A carne é marinada por 12 horas e depois assada em forno baixo por mais 12 horas. Isso confere um sabor e uma maciez incríveis ao ossobuco. Quer outras opções? Então que tal o arroz de polvo? Ou o ceviche? Ou o ravióli recheado com nata? Ou, quem sabe, o drinque Princesa de Campinas, que Kascão Oliveira concebeu para homenagear a cidade. A bebida é feita à base de cachaça, licor de banana com cachaça, creme de cupuaçu com lichia, suco de limão e xarope de açúcar.
A julgar pelas novidades apresentadas, o Giovannetti está comemorando seus 80 anos como se deve: com boa comida, boa bebida e muito vigor. De minha parte, já travei na agenda a data das festividades pelo centenário da rede.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74