No dia 25 de setembro, às 11 horas, na Praça da Paz da Unicamp, no evento Chefs no Campus, o jornalista e chef de cozinha Manuel Alves Filho, funcionário da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Unicamp, lança o livro 50 memórias, 50 sabores (Editora Unicamp). O lançamento é parte integrante da programação do Simpósio de Profissionais da Unicamp (Simtec), evento organizado pelo Grupo Gestor de Benefícios Socais (GGBS).
A abertura oficial do Simtec ocorre no dia 26 de setembro, às 18 horas, no Centro de Convenções. Para esta edição, o Simpósio terá como tema central “Unicamp 50 anos – Memórias, experiências e trajetórias profissionais”. Mesas-redondas e palestras também constam na programação do Simtec, que se estenderá até 28 de setembro.
O Portal da Unicamp conversou com o ‘chef’ sobre a publicação
Portal Unicamp – De quem foi a ideia de criar o livro de receitas?
Manuel – A ideia de produzir um livro de receitas culinárias colaborativo, com preparações cedidas pela comunidade universitária surgiu há mais de três anos, durante uma conversa com o Edison Lins, coordenador do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS). Na oportunidade, não tivemos como executar o projeto. Agora, conseguimos incluir a obra na série especial de livros que a Editora da Unicamp publicará em homenagem aos 50 anos da Universidade. O livro usa a comida para fazer um link entre as memórias gustativas de funcionários, professores e estudantes com as memórias deles como integrantes da comunidade universitária. A obra é uma homenagem àqueles que ajudaram a construir a instituição e transformá-la numa das melhores escolas de ensino superior do mundo.
PU – Que tipos de receitas ele apresentará?
Manuel – As receitas contidas no livro são de família. Ou seja, preparações que passaram de geração para geração e que carregam muitas histórias e afetividades relacionadas às pessoas que as cederam. O livro contém desde receitas bem singelas até algumas muito elaboradas, mas todas muito significativas do ponto de vista do poder que a comida tem de agregar pessoas.
PU – Foi custeada por quem?
Manuel – A obra será editada pela Editora da Unicamp, com apoio do GGBS.
PU – 50 memórias, 50 sabores será comercializado?
Manuel – Sim, o livro será vendido e o preço ainda está por definição.
PU – Ele representa algum tipo de resgate histórico de receitas inéditas ou desconhecidas?
Manuel – O livro terá receitas bem conhecidas da maioria das pessoas, mas outras nem tanto. Vale ressaltar que além da receita, o livro trará um texto com o perfil do cedente e um breve histórico da preparação. Algumas histórias são bem interessantes. Além disso, a obra também é um manifesto em defesa da boa e velha comida caseira, aquela feita pelas nossas avós, que dispensavam aditivos químicos e artificiais.
PU – Você gostaria de deixar algum recado à comunidade?
Manuel – Gostaria de destacar e agradecer o envolvimento da comunidade universitária para a construção do livro. Tivemos muitas colaborações. Infelizmente, muitas ficaram de fora do livro. Entretanto, estamos tentando criar um espaço digital para publicar todas as contribuições que nos foram enviadas. Também gostaria de convidar toda a comunidade da Unicamp e também externa para participar do Chefs no Campus, evento que marcará o lançamento do livro e a abertura do Simtec. Além de poder provar pratos de família preparados por alguns dos melhores chefs da região, o público ainda poderá acompanhar apresentações artísticas e culturais. Penso que será um belo dia de congraçamento entre as pessoas.
Texto: Hélio Costa Júnior
Foto: Carlos Bassan
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74