Entrelinhas

A Imagem Profissional e os Estilos Pessoais

por Tattiane Marques e Fernanda Junqueira
Publicado em 30 de abril de 2016

Uma das dúvidas mais preeminentes de nossos clientes durante a Consultoria de Imagem Pessoal, tanto os homens como as mulheres, é sobre o que vestir no trabalho. A preocupação passa por inúmeras questões, tais como não chamar muito atenção, não vestir sempre a mesma coisa parecendo estar uniformizado, ter estilo mesmo com descrição e por aí vão uma série de dilemas que cercam a a vestimenta profissional.

A comemoração do dia do trabalho é uma ótima oportunidade para pensarmos na questão e tentarmos alinhar estilo, personalidade, adequação e liberdade como a grande regra da roupa de trabalho moderna.

Os elementos acima – estilo, personalidade, adequação e liberdade – parecem por vezes incompatíveis, pois no no âmbito da Consultoria de Imagem e seu atendimento ao setor corporativo, é muito mais fácil encontrar profissionais que destacam o NÃO como a grande regra, O que NÃO pode, o que NÃO usar, o que NÃO é recomendável e por aí vão outras tantas séries de negativas que ao invés de libertar, aprisionam cada vez mais o trabalhador.

A Entrelinhas acredita que a liberdade de se vestir só vem com o autoconhecimento de si e dos estilos pessoais, dessa forma, o trabalhador consegue melhor adequar os códigos da empresa aos seus gostos e estilos pessoais. Por isso, apresentamos a seguir os principais elementos de cada uma dos estilos contemporâneos e a suas adequações para a esfera profissional.

Esse estilo pessoal, por vezes, pode ser arrumado e até “engomadinho” demais. Por isso, se o seu ambiente de trabalho não for estritamente formal, sugerimos que um toque de criatividade e leveza no vestir seja o arremate perfeito do estilo, permitindo demonstrar um perfil mais moderno e até uma maior prontidão e proatividade ao trabalho.

Como é, em sua natureza, um estilo mais sério, o toque de criatividade do clássico pode vir em pequenos detalhes, como um ponto de cor na bolsa ou numa estampa mais discreta, como o xadrez para os homens. Assim, aquele  look que ora poderia ser estruturado e sisudo demais ganha um toque de originalidade e de leve ousadia.

Apesar de ser um estilo pessoal sem uma “natural identidade” ao ambiente de trabalho, o toque de modernidade de suas composições mais “largadas” pode trazer uma certa eloquência carismática que pode ser de extremo valor para a vida profissional contemporânea, nos ambientes mais casuais.

Nossa sugestão é ficar atento para sempre usar peças que tenham um toque de formalidade para equilibrar o despojamento excessivo. Um blazer pode ser uma excelente opção e cai muito bem se coordenado com um moderno jeans.

Dica: se o seu cargo exige maior formalidade, troque o jeans por tecidos mais encorpados que não sejam muito justos. E acrescente sempre uma peça da alfaiataria moderna.

As principais mensagens passadas pelo estilo Retrô Romântico são o acolhimento, afabilidade e proximidade. Por isso, se você trabalha com o público aproveite seu estilo pessoal e use desses códigos para facilitar a sua comunicação profissional. Porém, há de sempre tomar o devido cuidado para que elementos em sua imagem possam permitir as mensagens de confiabilidade e capacidade, tão importantes no ambiente profissional.

A dica para esse estilo é trazer a credibilidade necessária através da coordenação de elementos românticos próprios do estilo com peças mais formais e estruturadas. Esse equilíbrio é o truque perfeito para compor o look do trabalho!

Estampas e texturas arrematam a criatividade e são queridinhas para os românticos modernos. Algumas estampas pode ser mínimas e nem chamar tanto a atenção, como aquelas miúdas em lapelas, punhos e golas…

 

É um estilo que em sua essência já é cheio de criatividade, por isso, se o seu ambiente profissional não é daqueles moderninhos e casuais, nossa dica é dosar e ponderar os excessos sem perder a originalidade que é tão a cara desse estilo.

Um truque interessante pode ser a adoção das cores mais sóbrias e próprias do ambiente profissional (azul, cinza e preto) em dosagem a outros elementos mais criativos do estilo como estampas, pontos de cor e acessórios. Ou mesmo apostar em linhas mais retas e pontiagudas que podem dosar o excesso de extroversão tão próprio ao estilo pessoal em questão.

É preciso sempre cuidar para a criatividade em relação a imagem pessoal não ofusque a sua capacidade profissional. No mais, continue a se divertir com a vestimenta em seu cotidiano.

Estilo ousado e muito moderno, mas a de se tomar cuidado para não passar uma imagem infantil ou mesmo uma certa agressividade em sua imagem pessoal.

Para a dosagem das excentricidades inerentes ao estilo, a Entrelinhas sugere combinar o arrojo tão próprio do estilo em peças de roupas mais limpas e/ou minimalistas. Além de suavizarem a produção e o drama, elas podem ser mais facilmente transformadas do ambiente profissional para o da casualidade e lazer.

Por exemplo, ao tirar alguns acessórios ou colocar um blazer, seu look ganha mais formalidade e pode circular do trabalho para outros ambientes mais informais e vice-versa.

 

Pessoas que possuem esse estilo podem ter uma certa dificuldade com a formalidade do ambiente de trabalho, e precisam ficar atentos para não caírem no desleixo em relação a sua imagem pessoal.

Para que a despreocupação e a busca eterna pelo conforto não seja um obstáculo à sua imagem profissional, a Entrelinhas sugere que o Natural invista em peças bacanas de alfaiataria moderna que contém em sua composição tecidos naturais como linhos e algodão. Essas peças combinadas às básicas permitirão uma imagem profissional mais assertiva e em conformidade aos anseios do estilo em questão.

O excesso de sensualidade pode ser um problema no ambiente de trabalho, até para os homens! Mas existe um lado do sexy pouco falado que é a elegância do estilo, essa é sempre bem-vinda, até no ambiente profissional.

Portanto, por mais que goste de peças decotadas, curtas e coladas ao corpo, essas não são boas opções para compor o seu look profissional. A dica da Entrelinhas é não abdicar da sensualidade inerente ao estilo, pois ela pode estar presente em pequenos e mínimos detalhes, que mesmo sendo pequenos não são menos sensuais…

Para as mulheres, a sensualidade pode estar num bico mais fino do sapato, nos acessórios e lapelas de blazer e camisas. Para os homens, nos sapatos, tipos de camisas e /ou blazer mais ajustado ao corpo (modelo slim)

 Ou seja, a comunicação pode ser sofisticada e sensual, mas nunca explícita!

O que fica do post de hoje é que o trabalhador tem de identificar e entender melhor os seus estilos pessoais, pois só assim ele poderá aperfeiçoar a sua imagem profissional, ao adequar os códigos da empresa a suas características e desejos pessoais. A imagem profissional quando bem trabalhada se torna assertiva e criativa na medida certa.

 A Entrelinhas aposta na roupa de trabalho consciente, inteligente e criativa e no trabalhador cada vez mais senhor de sua liberdade e personalidade.

(por Entrelinhas – www.entrelinhasconsultoria.com.br/blog/)

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74