Consoantes Reticentes…

Fitness: tonificar o mercado para continuar a crescer

por Marcelo Sguassábia
Publicado em 12 de março de 2016

Estabilidade versus novidade: é preciso suar para surpreender o público-alvo.

 

Em 2015, a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) revelou que os brasileiros têm buscado um estilo de vida mais saudável. Nesse contexto, o exercício físico desponta como um dos principais fatores associados a esse desejo – e a reação do mercado reflete esse interesse. “Nos últimos 5 anos, o país tem tido o segundo maior crescimento do mundo, atrás apenas da China, e o setor ainda apresenta muitas oportunidades, especialmente na área de franquias”, pontua Javier Sanchez Casademunt, especialista em internacionalização de negócios e diretor da ESADE no Brasil, eleita uma das top 10 Business Schools pelo Financial Times.

Embora seja um mercado promissor, o nicho tradicional tem se mostrado estável há quase uma década. O interesse por “musculação” é influenciado pela sazonalidade, porém não demonstra grande variação se avaliado em um período mais amplo. O mesmo acontece com as buscas por “personal trainer”, que são significativamente menores, mas também seguem sem grandes curvas de ascensão ou declínio.

A estratégia para conquistar o consumidor, portanto, é apostar em novidades. O crossfit, por exemplo, chegou ao Brasil em 2009 e o interesse pela modalidade começou a se fortalecer a partir de 2011 – e hoje quase se equipara às buscas relacionadas ao termos mais usuais. Resta saber se trata-se de um modismo passageiro ou se o esporte chegou para ficar, conquistando seu espaço pela força e pelo suor.

Fitness foi o assunto do último episódio do Café Empreendedor, produzido pelo Grupo La Torre. Confira o infográfico que traz compilado de análises do segmento e informações relevantes para quem já trabalha na área ou deseja ingressar no mercado. Escute a entrevista com empreendedores da região em http://cafe.tv.br/entrevista/dossie-setorial-fitness/

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74