Já foi o tempo em que MODA, ESTILO, ELEGÂNCIA e BELEZA era apenas requisitos de poucas e selecionadas mulheres. Desfilavam-se as qualidades listadas acima em distintos salões e tratavam-se de assuntos tão triviais, mas ao mesmo tempo, tão interessantes em grupos femininos seletos.
Figura 1: Foto de modelos da Casa Chanel usando o icônico sapato bicolor. Representação de um mundo onde os ideais de Beleza e Elegância eram destinados a tão poucas mulheres.
A despeito de muita gente que trabalha com o universo da moda e estilo – e que ainda acredita nesse mundo antigo, limitado e ultrapassado -, hoje, em plena era da tecnologia e internet, as informações de MODA, ESTILO e BELEZA são compartilhadas diariamente em todos os salões e ambientes, na rede.
Talvez, o aspecto mais interessante do fenômeno e que vale ser destacado aqui é que a partir desse processo de democratização das informações de estilo, as mesmas camadas sociais e segmentos que naquele antigo mundo estavam impossibilitadas de compartilhar de mesmo universo, agora não só tem acesso às informações de MODA, ESTILO e BELEZA como criam as suas próprias definições do que é ter estilo, produzem novas tendências de moda, e passam também a definir o que é belo.
Exemplo comprovador da tese é o fenômeno das It”s girls da periferia e comunidades cariocas.
Figura 2: foto retirada no Portal G1 em matéria sobre as It’s girls das comunidades cariocas. Em 04/jan. 2015
Jovens, meninas negras e pobres que se tornam, a partir da proliferação da internet, referências de MODA, ESTILO e BELEZA para tantas outras meninas como elas. Com acesso às últimas informações, essas it’s girls leem, interpretam e recodificam as tendências e criam uma imagem própria e com muito estilo e influenciam a moda até da zona sul carioca. Isso vem ocorrendo também em São Paulo e em muitas outras grandes cidades brasileiras. Ainda bem.
O bom exemplo não acaba aí. Muitas outras iniciativas vêm ocorrendo no novo mundo da MODA, ESTILO e BELEZA, desde cadeia de fast fashion internacional que coloca em suas araras coleção que apregoa a não separação entre gêneros (ver AGender da Selfridges) a loja brasileira que lança toda uma coleção especial dedicada ao público plus size (ver coleção Preta Gil para a C&A). Ganhamos todos com tudo isso.
E nós aqui da Entrelinhas Consultoria, que nos formamos em escola democrática, saudamos as muitas conquistas, pois acreditamos firmemente que todas as mulheres (e também os homens), de todas as idades, tamanhos e classes sociais podem ser bonitas, ter estilo e compartilhar dessas informações nem tão triviais assim.
Porque acima de tudo acreditamos que MODA, ESTILO e BELEZA é para todo mundo, pois só enxergamos o que é bonito em meio à diversidade.
Estamos no caminho certo ao escolhermos uma profissão, a de Consultor de Imagem e Moda, que de forma gentil e amorosa ensina as mulheres (e homens) a serem mais bonitas e autoconfiantes.
Que o ano de 2016 venha diverso, belo e democrático!!! Estamos de volta!!!
(Por Entrelinhas Consultoria – www.entrelinhasconsultoria.com.br)
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74