Entrelinhas

Como se vestir para as muitas festas de confraternização da “firma”

por Tattiane Marques e Fernanda Junqueira
Publicado em 9 de dezembro de 2015

Começa dezembro e já vem aquele clima de imensa correria – fechamento do ano no trabalho, compra de presentes de Natal, preparação das festas de final de ano, amigo secreto e etc. E no meio disso tudo ainda temos a famosa festa de confraternização da “firma”.

Muitas vezes estamos tão cansadas (os) nessa época do ano que a nossa vontade é recusar esses convites. Mas não podemos. Essas festas são muito importantes. Além de confraternizar-nos com os amigos do trabalho, essas circunstâncias podem ser importantes momentos para melhorarmos o nosso network e até fazermos novos contatos.

Mas para tudo isso acontecer temos que estar bem dispostas à comunicação, a verbal – com muita conversa boa e descontraída , e a não-verbal – aquela comunicação que fazemos através de nossa imagem pessoal.

Por isso, é muito importante estarmos atentas(os) ao que vamos vestir nessas ocasiões. A atenção tem de ser redobrada, pois esses eventos por si mesmos nos induzem a cometermos erros na hora de nos vestirmos: é festa, mas é do trabalho; é churrasco, mas é com os chefes; e assim vai uma porção de aparentes “contradições” que nos levam a errar na dosagem da casualidade e/ou formalidade demasiada.

Para não errar na medida e não perder aquele encantamento que só mesmo a liberdade e a criatividade causam a nos vestirmos, a Entrelinhas te dará algumas dicas fáceis e criativas de usar na festa da “firma”. Atenção:

NO FAMOSO CHURRAS COM PISCINA

Então, dezembro é bem quente por aqui, a água relaxa o corpo do excesso de trabalho, mas é melhor deixar a piscina pra outro dia e ambiente, não?

Já que não vai dar para dar aquele mergulho, que tal aproveitar o clima vestindo roupas leves, frescas e claras? Atenção para transparências, decotes demasiados, roupa de times de futebol, bermuda de praia e chinelos. Apesar de terem tudo a ver com uma tarde na piscina, esses elementos não combinam nada com o ambiente de trabalho.

Para as mulheres:

Saias e vestidos são muito bem-vindos, mas cuidado com o comprimento, o comprimento ideal é até os joelhos. Evite vestidos e saias que fiquem muito justos e colados ao corpo.

O mesmo vale para bermudas, larguinhas e até o comprimento dos joelhos que são ótimas opções. O shorts (altura no meio da coxa) deve ser evitado.

Calças de tecido leve ou jeans caem bem no churras da firma. Use com t-shirt ou uma blusa mais larguinha, mas lembre-se que devido a casualidade do look, você deverá ter um cuidado a mais com os acessórios e sapatos que serão os componentes perfeitos para deixarem o look mais “arrumadinho”. Isso também vale para os looks acima.

Para os homens:

Camisetas são legais, mas procure aquelas sem muitas estampas e evite as muito criativas ou com mensagens muito pessoais – tipo, “eu bebo sim e estou vivendo”… rsrssr. Não pega bem nem no churrasco da “firma”, correto?!

Abuse da cores, elas são bem-vindas e você pode aproveitar para usá-las!

Podem apostar nas bermudas, nesse tipo de eventos, elas são muito mais interessantes que as calças. Procurem um modelo até os joelhos e que não possua muitos bolsos (principalmente, evitem as bermudas cargo). Os melhores modelos são em jeans, linho e/ou algodão. Não vale usá-las com chinelos (pelo amor de Deus!), aposte num tênis moderno, sapatênis e/ou docksiders.

É proibido se vestir de forma mais social (lembre-se que é um churrasco), pois senão a mensagem que irá passar é de alguém completamente fora do ambiente.

 

ALMOÇO, JANTAR OU HAPPY HOUR DE CONFRATERNIZAÇÃO

Normalmente são eventos durante o expediente (almoços) ou logo após de terminado o horário de trabalho (a famosa esticadinha com happy hours e /ou jantares). Esses confundem ainda mais o trabalhador, coitado, que precisa se vestir adequadamente para os dois ambientes: trabalho – mais formal; e lazer – mais informal.

O que fazer?

É importante lembrar que mesmo fora do ambiente de trabalho, quando se trata de festa da “firma”, não devemos desconsiderar os códigos de comunicação da empresa. Tendo isso em mente, nossa dica é que você use peças que possam desconstruir o estilo formal para tais eventos sociais.

Exemplo: você pode usar peças que se comuniquem com o ambiente formal (calça alfaiataria, blazers e etc), mas de cores mais claras ou alegres (mais informal); ou mesmo peças casuais (como calça jeans, camisas casuais), em cores sóbrias ou cortes mais estruturados que remeterão ao ambiente mais formal.

Parece ser difícil, mas não é! É só seguir as dicas abaixo:

Para as mulheres:

Aqui, é importante perceber como os pequenos detalhes equilibram e equalizam uma comunicação que pode passar do formal ao casual. Uma peça chave para isso pode ser os acessórios. Por exemplo, se o seu ambiente de trabalho é mais formal, leve na bolsa determinados acessórios que podem deixar o look mais criativo para o evento. É só guardar na bolsa e quando atravessar a porta do escritório, arrasar na produção (rsrrssr). Vale colares, pulseiras, brincos maiores e até lenços.

Se optar por um jeans, equilibre a sua casualidade com peças de alfaiataria. Repare como a produção abaixo pode ser um inteligente exemplo de harmonia entre  informalidade e casualidade.

Para os homens:

O blazer masculino pode ser uma ótima peça para trazer um pouco mais de formalidade quando combinado com peças mais casuais. E se der calor, lógico, vale tirá-lo após o expediente.

Use com camiseta, pólo ou com camisas mais informais e curta a confraternização bonito e bem arrumado.

Outra opção bacana e super na moda é usar uma bela camisas jeans. Sua casualidade pode ser bem equilibrada se for coordenada com elementos mais formais, como uma calça e/ou sapato social.

Agora, é só mesmo se divertir e confraternizar!

Esperamos que tenham gostado das dicas. Não deixem de fazer comentários e sugestões de outros temas e textos.

Até mais!

(Por Entrelinhas Consultoria –  www.entrelinhasconsultoria.com.br)

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74