A Nova favorita do Brasil
Ao que parece, a grande favorita de 2015 é ‘A crise’. Este personagem mítico se apresenta como o grande salvador dos pequenos empresários – a crise chega como um herói que os alivia de todas as responsabilidades, afinal de contas, em qualquer caso de insucesso “a culpa é da crise”.
Entretanto, não pense que somos negacionistas, nós acreditamos que a situação não deve ser encarada como leviana. Por isso, trouxemos neste artigo conteúdos de algumas entrevistas do talk show “Café Empreendedor” para ajudar a entender panorama atual no Brasil.
“Em um ano uma empresa perdeu 3% do faturamento; 22% dos clientes ficaram com medo da empresa falir e 19% dos sócios quase abandonaram o barco” – é a metáfora que foi utilizada durante a entrevista com o economista Flávio Zamot, especialista em política monetária, para explicar a situação atual econômica do Brasil. Segundo a fala do economista, é preciso avaliar a situação por todas as suas vertentes. “Nós temos problemas reais, mas quanto a essas questões da economia, a resposta da confiança [dos empresários e consumidores] chama muito mais a atenção do que os problemas reais”, afirma. Em outras palavras, o que Zamot afirma é que o problema da crise é o medo da própria crise.
Quando os gatos fogem, sobra comida para os ratos.
A queda de confiança do empresário resultou em um ‘apertar os cintos’ coletivo, notou-se uma desaceleração nos investimentos. No terceiro trimestre de 2015 ocorreu uma desaceleração nos investimentos, próxima a 8%. Embora tal dado pareça desfavorável, é preciso analisar de uma perspectiva diferente: à medida que a desconfiança afeta os grandes investimentos, as pequenas empresas – de abrangência local que estreitam relacionamentos pelo contato próximo – ganham espaço para consolidar-se. Principalmente pois oferecem o que as grandes empresas não conseguem: tratar as pessoas como pessoas. O ideal é tratar o seu cliente como um amigo, que também tem medo do amanhã e saber que estaremos prontos para juntos construir um Brasil melhor.
Clique aqui e ouça a entrevista com Natal Martins, diretor do Café Canecão, e conheça as estratégias utilizadas para alcançar o faturamento de R$36 milhões em 50 anos de história.
Este artigo é uma coletânea das entrevistas realizadas no talk-show de negócios Café Empreendedor, de Thiago La Torre e Veri Mellilo. Acompanhe também na Rádio Brasil 1270am e no Campinas.com.br
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