Unicamp na Agenda

Trappistas apresenta-se no Almanaque Café

por Hélio Costa Júnior
Publicado em 8 de junho de 2015

O trio vocal Trappistas apresenta-se pela quarta vez no Almanaque Café, em Barão Geraldo, nesta quarta-feira (10), às 21 horas. De acordo com o maestro e cantor Wilson Nascimento, um dos integrantes do grupo, a sonoridade do selo de cervejas europeias elaboradas por monges trapistas dá força e harmonia ao nome do trio.

“No canto a capella, os cantores mostram diferentes sabores e aromas, desde a Renascença, passeando por canções estrangeiras, chegando aos arranjos, ora complexos, de músicas brasileiras”, acrescenta Nascimento. Ao seu lado, estreiam neste retorno ao Almanaque Café os cantores Nei Santos e Pedro Cruz.

Desde que deu início aos trabalhos em 2012, o grupo garante casa cheia nos espaços onde se apresenta. Na seleta lista de obras brasileiras, destaque para os arranjos assinados por Walter Nascimento para Como uma onda, de Lulu Santos, e Só os loucos sabem, de Chorão; e por José Eduardo Gramani (1944-1998), para a música Cajuína, de Caetano Veloso. As composições de Milton Nascimento Ponta de Areia e Maria Solidária também figuram na lista das brasileiras executadas pelo trio. Entre as relíquias mundiais, as canções Scarborough fair, de Simon and Garfunkel,  And so it goes, de Billy Joel, e a negro spiritual Steal Away.

Violinista, rabequeiro, compositor, pesquisador e autor do livro Rítmica Viva, pela Editora da Unicamp, Gramani foi professor de Wilson Nascimento na Unicamp, mesma escola que este ano recebe como aluno de música o jovem Pedro Cruz, um dos novos integrantes do trio.

Por muitos anos, a música a capella foi apresentada por grandes coros em Campinas. O Trappistas inova ao trazer para a cidade a formação de grupo vocal e, principalmente, por executar arranjos para três vozes tão refinados quanto a dedicação dos monges europeus.

Sobre os músicos

Natural de Santos, Wilson Nascimento formou-se em regência pela Unicamp, é professor no Conservatório Carlos Gomes e regente do Coral Municipal de Cajamar (Grande São Paulo) e do Coral Sescon de Campinas. O maestro cantou no Madrigal in Casa e no Perth Undergraduate Choral Society, na Austrália.

Nei Santos estudou canto com Carla Mendes, em Jundiaí, sua terra natal, e formou-se em teatro musical pela 4ACT, de São Paulo. Pedro Cruz é aluno do primeiro ano do curso de música popular da Unicamp e integra o grupo de samba Capitães de Areia, de Campinas.

O Almanaque Café fica à rua Rua Albino José de Oliveira 1.240, no Distrito de Barão Geraldo, em Campinas. Couvert: R$ 20.

Mais detalhes pelos telefones 19-2513-0378, 99211-2558 ou e-mail wilsonricas@gmail.com

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74