
Parmegiana, no cardápio há mais de um século (Michele Médola)
Mais de um século de experiência é para consolidar qualquer atividade da existência humana no passar de gerações. No caso, uma receita preparada pelo mesmo estabelecimento e pela mesma família há mais de 100 anos. É o filé à parmegiana do Steiner – Bar do Alemão, que tem a unidade original, centenária, em Itu e outra, de décadas, em Campinas. Carne tenra, molho equilibradissimo, queijo na medida e os singelos acompanhamentos de arroz branco e fritas (gordas) ganham um sabor igualmente excepcional.
Embora o nome, desde a origem, seja referência ao alemão, ao país e afins, a estrela da mesa sempre foi o parmegiana, nada típico. Soube que uma das mulheres da família, de origem italiana, teria preparado o prato para servir no bar e o sucesso perdura até hoje, imbatível! Pode ser que exista um parmegiana tão bom em algum outro lugar, mas, particularmente, ainda não encontrei um à altura.
Quanto ao cardápio, para não dizer que a Alemanha foi esquecida, há, sim, pratos típicos da terra de Goethe. Mas geralmente ofuscados pelo prato líder. Em Campinas, o Bar do Alemão já teve um endereço e mudou para outro. Em Itu, está no mesmo lugar desde os primórdios da existência. E, reconheço, é nesse que vou mais vezes. O atendimento simpático e sem demora só dão mais motivos para a visita. Em Itu, fica na Rua Paula Souza, 575, Centro, Itu. Em Campinas, fica na Rua Doutor Emílio Ribas, 160 , Cambuí.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74