Unicamp na Agenda

Campinas tem a maior concentração de bairros classe A.

por Hélio Costa Júnior
Publicado em 16 de junho de 2014

Campinas contém a maior concentração de bairros classe A do interior, e uma das maiores quantidades de domícilios desta classe no Brasil. Onde fica nosso centro de luxo?

Desde 2013 as marcas de luxo mantém o investimento constante no Brasil. A principal estratégia utilizada pelas marcas é atingir centros de compra de luxo nas capitais, enquanto abrangem o resto do país através de e-commerce.  A região de Campinas pode se mostrar como um mercado viável para portar um “centro de luxo”, conforme as análises abaixo:

Maior concentração de bairros classe A do interior de São Paulo.
Considerando o rendimento nominal mensal de no mínimo 15 salários mínimos, há no interior do estado apenas 9 bairros (agrupações entre 250-300 domicílios) que são essencialmente de classe A – sendo que 3 estão localizados na cidade de Campinas. A cidade de São José dos Campos fica em segundo lugar com 2 bairros.

Décima cidade do estado com a maior concentração de classe A.
Já se considerarmos pela porcentagem das classes, incluindo a região metropolitana da capital, Campinas fica em décimo lugar do estado com 4,85% dos domicílios pertencentes a classe A. Neste quesito a cidade da região que ganha destaque é Vinhedo que fica em terceiro com 6,21% da população pertencendo a classe A.

Décima segunda maior em quantidade no Brasil.

Considerando o panorama brasileiro, são no total 1.302.328 domicílios considerados da classe A. Campinas é a 12º cidade com maior quantidade de domicílios nesta classe, contendo 1,41% de todos os domicílios nesta categoria.

Apesar de estarmos em 12º na fila há três pontos essenciais que possibilitam a abertura de um “centro de luxo” na região de Campinas: (i)sua grande quantidade de domicílios na classe A, (ii) a fácil identificação dos bairros em que estes domicílios se encontram e (iii) o fácil acesso a malha viária.

Talvez nos reste apenas largar a mentalidade de que o chique é gastar na Capital.

 

fontes: IBGE Censo 2010, Ibope.

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74