Unicamp na Agenda

VII Encontro de Choro da Unicamp

por Hélio Costa Júnior
Publicado em 9 de abril de 2014


Entre 4 e 9 de maio, a cidade de Campinas recebe a sétima edição do Encontro de Choro da Unicamp. O evento musical surgiu em 2004 no Instituto de Artes da Unicamp e, desde então, ja foram realizadas seis edições em diferentes formatos, com foco na formação musical e apresentações musicais. Todas as edições contaram com a iniciativa e organização de alunos, artistas e professores, com atividades sediadas prioritariamente dentro do Campus universitário.

A proposta para edição deste ano se inova ao trazer um formato itinerante, ocupando diferentes espaços do município com o intuito de aproximar as atividades artísticas provenientes da Unicamp à comunidade campineira, atingindo especialmente o distrito de Barão Geraldo – onde se localiza a universidade – centro de Campinas e bairros do entorno.

Ao todo, serão realizadas nove apresentações musicais em diversos espaços da cidade, oito oficinas de instrumento, quatro ofirinas de prática de conjunto, quatro aulas abertas e duas mesas de Debates no Instituto de Artes (IA) da Unicamp, além das rodas abertas, que acontecerão todas as noites, cada dia em um bar da cidade.

O Encontro terá duração de seis dias, com intensa programação, seguindo formato dos mais importantes festivais de música do país e favorecendo a participação de artistas, estudantes e público interessado de outras cidades.

Nesta 7ª edição, o Encontro de Choro da Unicamp apresenta o tema “O papel do Choro na formação do músico brasileiro”, mantendo foco nas aulas práticas – individuais e de conjunto e ampliando as atividades artísticas para outros setores da cidade. Estas aulas serão ministras por professores da Escola Portátil do Rio, principal expoente do choro contemporâneo. Neste sentido, priorizou-se a vivência dos participantes junto à nomes consagrados da música brasileira, no que diz repeito à criação e execução da música. Os professores participantes são: Jayme Vignoli, cavaquinista; Marcus Thadeu, pandeirista; Mauricio Carrilho, violonista de 7 cordas; Paulo Aragão, violonista; Nailor Proveta, clarinetista; Pedro Aragão, bandolinista; Pedro Paes, saxofonista; e Toninho Carrasqueira, flautista.

Este projeto foi contemplado pelo edital “Festivais de Artes” do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e conta com diversos parceiros e apoiadores da Unicamp, Secretaria Municipal de Cultura, Comunidade Artística, Espaços Culturais, Casas e Bares da cidade de Campinas.

Confira a programação em http://ecu.art.br/programacao/

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74