Unicamp na Agenda

Imposto em nota fiscal mudará visão do consumidor

por Hélio Costa Júnior
Publicado em 25 de março de 2013

O detalhamento do valor dos impostos na nota fiscal revolucionará a forma como o consumidor enxerga o país. A proposta entrará em vigor no próximo dia 10 de junho. Com o detalhamento, o consumidor poderá ver o quanto paga de impostos nas transações mais corriqueiras, no comércio e setor de serviços e vai perceber que paga muito mais do que imagina. Assim, poderá cobrar a prestação de serviço à altura do que paga de tributos.

Recém-sancionada pela presidente Dilma Rousseff, a proposta de detalhamento de tributos no cupom fiscal, relatada por mim na Comissão de Finanças e Tributação, recebeu o apoio da nossa bancada do PSD na tramitação no Congresso Nacional.

Apesar do caráter político, a iniciativa partiu de uma forte mobilização da população. O movimento De Olho no Imposto, organizado pelas associações comerciais de todo o Brasil, colheu mais de um milhão de assinaturas cobrando o detalhamento tributário. O projeto saiu do Senado para ter um trâmite mais rápido, porém a proposta é de iniciativa popular.

Agora vamos analisar a reforma tributária que tramita no Congresso. A discussão sobre o número de impostos no país não tem solução pela dificuldade de extinção de alguns tributos. Quem vai abrir mão da sua parcela? A sociedade precisa ter essa informação e a partir dela cobrar. E reitero: os governos precisam prestar o serviço à altura do que a população paga de impostos.

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74