Consoantes Reticentes…

23 de maio, restaurando a história

por Marcelo Sguassábia
Publicado em 23 de maio de 2012

23 de maio é o Dia do Soldado Constitucionalista. Nesta semana foi feita uma reunião na Prefeitura de Campinas para tratar da emenda de R$ 100 mil destinada pelo nosso mandato para a restauração do Monumento aos Heróis da Revolução de 32 no cemitério da Saudade.

Às vésperas do dia 9 de julho do ano passado comunicamos à prefeitura a destinação de uma emenda parlamentar de R$ 100 mil para a restauração do Monumento dos Heróis da Revolução de 32, localizado em frente ao cemitério da Saudade, em Campinas. Agora, na semana do dia 23 de maio, Dia do Soldado Constitucionalista, com todos os trâmites em andamento, estamos com uma forte expectativa de que o restauro seja inaugurado no 9 de Julho deste ano, quando a revolução completa 80 anos. Uma expectativa que se une a diversas pessoas que mantêm viva a memória deste importante movimento na figura de um dos heróis, sr. Paulo Barros de Camargo, hoje com 96 anos, familiares e amigos, além do capitão André, tenente Cambuí e do cabo Soares, da Polícia Militar, que integram o M.M.D.C. – Núcleo Aldo Chiorato.
 
Para muitos paulistas o 9 de Julho é mais um feriado, uma oportunidade para descansar e viajar. Mas para as famílias e amigos dos heróis de 32 é um momento de grande emoção, de reencontro com as origens, de relembrar a bravura destes homens. A carta de um revolucionário lida ao microfone leva a viúva às lágrimas, uma singela homenagem extremamente tocante. O esforço do sr. Paulo Barros, com bastante idade em sua cadeira de rodas, faz questão de comparecer todos os anos no mausoléu. Para engrandecer ainda mais esta festa, o capitão André, o tenente Cambuí, o cabo Soares e toda a estrutura da Polícia Militar se mobilizam para fazer uma grande festa, que este ano terá muitas surpresas que já estão sendo planejadas com muito carinho. 
 
Por isso esta semana fizemos uma reunião com o secretário de desenvolvimento econômico de Campinas, José Afonso Bittencourt, e sua equipe a fim de agilizarmos o processo para que no dia 9 de julho o monumento seja entrega totalmente restaurado. Vale lembrar que será a primeira restauração desde a inauguração do mausoléu em 1935. Conversei também com o prefeito Pedro Serafim e ele garantiu que dará uma atenção especial para as obras. Campinas merece essa valorização, esse resgate histórico e cultural para juntar esforços a tantas pessoas que hoje fazem esse trabalho de forma voluntária, pelo amor à história.       
Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74