Liquidificultura

As Brasileiras!?

por César Póvero
Publicado em 30 de abril de 2012

Quem são “As Brasileiras”? As mulheres de nosso Brasil…

As mulheres brasileiras caso fossem representadas como cidadãs, deveriam ser de diversas cores, religiões e profissões, não é? Médica judia, Advogada umbandista, funcionária pública budista, atriz católica, vendedora espírita, gari evangélica, etc. Seriam de vários estados civis: casadas, solteiras, divorciadas, viúvas, morando com o namorado, mãe solteira, namoradeira…

“As Brasileiras” – tenta repetir o sucesso de “As Cariocas” da obra de Stanislaw Ponte Preta. Não escrevo aqui para questionar se é um sucesso ou não, se está tendo boa audiência, vejo por outro prisma.

Se fosse um documentário de TV ou cinema, seria em média como descrevi acima, se fossemos representar as mulheres brasileiras em um livro, acredito que de nascimento ou não, teria que ter textos de diversas escritoras, até Clarice Lispector que não nasceu no Brasil, mas que representa com muito bom gosto e qualidade nossa literatura independente da brasilidade dos temas abordados.

Caso se realizasse um show de mulheres brasileiras, teria que ter cantoras brasileiras ou estou errado?

Por que é que quando fazem teledramaturgia, que pede atrizes como: Patrícia Pillar, Fernanda Montenegro, Letícia Sabatella, Glória Pires, Claudia Jimenez, Dira Paes, Giovanna Antonelli, Leandra Leal, entre outras tantas, sem muito mérito, entram duas cantoras e uma apresentadora metida a cantora, todas metidas a atrizes?

Independente do título do episódio que homenageia uma cidade brasileira, não importa se não há uma atriz global que a represente, afinal, atrizes de verdade são pra isso, fazerem sotaques, molejos e maneirismos de qualquer lugar.

Com tantas boas atrizes esquecidas ou desempregadas que mereciam representar o Brasil, chamam celebridades já bem sucedidas e muito bem remuneradas em suas áreas. Será que Xuxa está precisando de dinheiro? Talvez Ivete Sangalo? Ou Sandy?

Não as acho talentosas em suas profissões, sei que a opinião da maioria é contrária a minha, mas virarem atrizes, é o cúmulo do desmerecimento, tudo em nome de uma busca pela audiência.

É uma ofensa as atrizes legítimas, que apesar de estarem em episódios distintos, dividem o título e a vinheta de abertura, “As Brasileiras”. Vale lembrar que essa insistência é infeliz, como a de colocar a ex-BBB (refrescando a memória, ser BBB, não é ser artista, artista é quem pratica alguma forma de arte) Grazi Massafera sempre está em novelas fingindo que atua, associam seu nome a audiência, já que está em tantas, só que todas novelas em que esteve, a maiorias delas, “Tempos Modernos”, “Negócio da China”, foram fiascos, ela também ajudou a tornar ainda pior o filme “Billi Pig”, recém lançado.

Em “As Cariocas”, também teve a moçoila no elenco e ainda a apresentadora Angélica. Onde estão As nossas atrizes “As Brasileiras”? Tomara que não façam a versão masculina, é capaz de ter o Neymar e o Fenômeno não sei de quê, “atuando” como nas propagandas infelizes de uma empresa de telefonia celular para caridosamente engordar seus salários.

 

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74