Consoantes Reticentes…

Cidadania e Meio Ambiente: 2 boas ações neste fim de semana

por Marcelo Sguassábia
Publicado em 24 de fevereiro de 2012

Em Campinas, sábado e domingo tem a etapa regional da Conferência Nacional de Transparência e Controle Social (Consocial), na Estação Cultura. No domingo de manhã tem visita monitorada à Mata de Sta Genebra, com direito a plantio de árvores.

CONSOCIAL:

Neste sábado e domingo, 25 e 26 de Fevereiro, cidadãos e cidadãs de Campinas, Holambra, Indaiatuba e Valinhos terão a oportunidade, possivelmente a única concreta até agora, de participar da elaboração de propostas para a efetiva transparência e o acesso a informações e dados de interesse público, como por exemplo os gastos de recursos pelos gestores (prefeituras, autarquias e câmaras municipais, entre outros órgãos). Trata-se da etapa regional da Conferência Nacional de Transparência e Controle Social (Consocial), em Campinas, na Estação Cultura, entre 8h e 17h.

O debate, aberto ao público, está dividido em quatro partes: Diretrizes para a prevenção e combate à corrupção; Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle. Ao final da Conferência, serão eleitos os delegados e delegadas que representarão a região na etapa Estadual, na cidade de São Paulo (30 e 31 de Marco e 1º de Abril). A etapa Nacional será em Brasília, entre 18 e 20 de Maio, quando será elaborado o Plano Nacional de Transparência e Controle Social. 

O grande objetivo da Consocial é envolver a população para que possa fiscalizar as ações e gastos dos gestores públicos, como um instrumento de combate à corrupção. Desde Dezembro de 2011 foram realizados três seminários preparatórios em Campinas. No segundo seminário, dia 17 de Janeiro, compareci e observei o baixo quórum diante da relevância e originalidade do evento, apenas 71 presentes. Também chama a atenção o desinteresse da Imprensa pelo evento, especialmente em uma cidade que teve dois prefeitos cassados por suspeita de envolvimento e/ou omissão em denúncias de corrupção, no ano passado. Leia sobre isso no post Cidadania em baixa: apenas 71 debatem combate à corrupção

Serviço: Mais informações no Blog da Consocial Campinas

PASSEIO PELA MATA:

‘Taí’ uma atividade interessante e, certamente, gratificante, pra se fazer neste domingo. Conhecer uma reserva de mata nativa, aqui mesmo em Campinas. É a visita monitorada à Mata de Santa Genebra, área de interesse ecológico administrada pela Fundação José Pedro de Oliveira. Eles recebem o público neste domingo, dia 26, entre 9h e 9h30, para iniciar a segunda edição deste ano da visita monitorada e gratuita, promovida todo o último domingo de cada mês.

Neste domingo, os visitantes assistirão a uma palestra que conta a história da Mata de Santa Genebra. Os biólogos da Fundação darão explicações sobre a flora e a fauna do local, que possui diversas espécies, como o macaco-prego (Cebus nigritus) e o lagarto teiú (Tupinambis merianee’). Outra novidade nesta edição será o plantio de mudas de árvores nativas, como Guarantã e Paineiras, algumas plantadas pelos visitantes.

Veja reportagem no Campinas.com.br e como participar

Obs.: Com informações e arte (imagem Consocial) do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Campinas. Foto Mata: Luiz Granzotto/ Decom.

Sobre a colunista:

Michele da Costa também é autora do Blog da MI, dirigido a jornalistas:
http://blogmidacosta.wordpress.com/

Facebook: http://facebook.com/midacosta.jornalista
LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/micheledacosta
Twitter: https://twitter.com/#!/midacosta

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74