Apesar de Campinas estar entre as cidades mais ricas do país e ainda ser comparada a várias cidades de países do primeiro mundo, o desperdício de alimentos por aqui é flagrante. Acredito que a cidade não possua uma campanha que "diga não ao desperdício de alimentos", ou se possui, não vejo qualquer divulgação.
Noutro dia, em viagem à cidade de Curitiba (PR), deparei-me com uma campanha onde uma rede de restaurantes conscientizava seus clientes sobre a importância de evitar o desperdício de alimentos. A campanha funciona da seguinte maneira: a cada bandeja devolvida sem sobras de alimentos no restaurante, o consumidor recebe uma ficha que equivale a 10 gramas de alimentos. As fichas são contabilizadas e o total é convertido em quilos de alimentos, que são doados a instituições escolhidas pelo cliente.
Então, senhores proprietários de redes de restaurantes e lanchonetes, sigam este exemplo, para darem o exemplo. A ideia está lançada e tenham a certeza de que além de contribuir para a preservação ambiental, estarão ajudando muitas pessoas que ainda passam fome na nossa cidade.
Abaixo uma receita onde nada vai para o lixo:
FILÉ MIGNON EM PASTA DE BETERRABA
Ingredientes:
2 bifes de filé mignon (em medalhões)
2 fatias de bacon
Grãos de pimenta do reino esmagados com o dorso da faca ou no pilão
Sal
Azeite para fritar
Para a pasta de beterraba:
1 beterraba em cubinhos (reserve os talos)
3 colheres de azeite de oliva
2 copos de iogurte natural
2 dentes de alho esmagados
Modo de Preparo:
Tempere os filés com sal e pimenta e envolva-os pela lateral, com as fatias de bacon, e prenda com um palito. Reserve. Enquanto isso prepare a pasta de beterraba, colocando-a no copo do liquidificador junto com o alho, o iogurte e o leite com o amido dissolvido. Bata até obter uma mistura homogênea e leve ao fogo para engrossar. Frite então os filés em azeite, no ponto desejado. Sirva com a pasta de beterraba e um vinagrete de talos de beterraba.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74