Consoantes Reticentes…

Sobras da ceia de natal e ano novo – O que fazer?

por Marcelo Sguassábia
Publicado em 27 de dezembro de 2010
O brasileiro é um povo que tradicionalmente ainda comemora o Natal com toda a família e com menos frequência, às vezes, se reúne para comemorar também o ano novo. Assim a ceia, seja ela comemorado no almoço ou jantar, sempre é farta. Não é muito raro, principalmente em tempo de crescimento e consumo elevados, ocorrer uma enorme sobra de alimentos. Mesmo com o povo mais abastado, nada justifica o desperdício, principalmente por se tratar de pratos elaborados. Desta maneira, vou sugerir aqui o você pode fazer com a sua ceia no dia seguinte para que o repeteco seja tão gostoso quanto foi a refeição do dia anterior.
 
PERU OU CHESTER OU FRANGO OU QUALQUER OUTRA AVE
 
Desfie a ave que assou para a ceia em lascas grossas e agregue frutas como maçã, manga, figo e o que você mais gostar. Não esqueça das folhas verdes e muita salsinha. Não use maionese, mas iogurte com mel, azeite de oliva e limão. Vai ficar uma delícia.
 
ARROZ COM AMENDOAS, À GREGA OU QUALQUER OUTRO
 
Para cada 2 xícaras de chá de arroz, junte 1/2 xícara de chá de leite, 1 colher de sopa (rasa) de fermento em pó, 1 xícara de chá de farinha de trigo, 3 ovos. Pode por ainda cheiro verde e queijo ralado. Misture tudo muito bem e frite as colheradas em óleo quente. Escorra em papel toalha.
 
TENDER OU PERNIL OU LEITOA OU QUALQUER PARTE DO SUÍNO
 
Pique em cubinhos a carne de porco que você assou (se for pernil, desfie). Reserve. Para cada quilo, junte 1 quilo de batata cozida em cubos. Adicione azeite de oliva, vinagre e cheiro verde. Corrija o sal e pimenta. Tá pronta.
 
BACALHAU, SALMÃO OU QUALQUER PEIXE
 
Se foi servido em postas, desfie e transforme em salada de batata ou grão de bigo.
 
FRUTAS DA ÉPOCA
 
Pique tudo muito bem picado, coloque em uma tigela e agregue, suco de laranja, guaraná, leite condensado e um pouco de creme de leite.
 
Tá feito o "The Day After". Agora é só esperar o ano novo para repetir a dose, lógico que com moderação e Deus no coração.
Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74