Criado em 1950, Monte Verde é um distrito de Camanducaia, no Sul de Minas Gerais, com cerca de 5 mil habitantes. Considerado um pedaço da suíça no Brasil, está localizado a cerca de 170 km de São Paulo e a 160 de Campinas, próximo a São José dos Campos. O distrito, cercado pela Serra da Mantiqueira, é rico em trilhas e tem montanhas com picos de 2000 metros de altitude e cachoeiras. Por esse motivo, os esportes radicais são bastante explorados.
A gastronomia também é um dos pontos fortes do distrito. São mais de 50 bares e restaurantes que oferecem desde os pratos típicos da culinária de Minas, até trutas, massas e fondues. Os chocolates caseiros também são bastante procurados pelos turistas nas lojas especializadas e nos cafés e casas de chá no centro do distrito. E, como em todo bom território mineiro, os queijos são as estrelas de alguns estabelecimentos.
Os fãs de compras podem se esbaldar com as malhas de tricô manual, principal item do artesanato local.
Monte Verde tem cerca de 100 pousadas e hotéis e sua população chega a dobrar na alta temporada (junho/julho). O clima é ameno, mas no inverno as temperaturas ficam baixas e, em algumas ocasiões, chegam a atingir 0ºC (uma ótima oportunidade para aquecer seu romance ao pé da lareira).
Para escolher sua hospedagem, consulte site da Associação de Hotéis e pousadas do distrito.