Atualizado em 21 de fevereiro
“A rua com cultura é muito mais segura” é tema do circuito do Carnaval de Barão Geraldo, um dos mais animados e originais de Campinas, promovido especialmente por artistas e grupos culturais do distrito, com envolvimento de outros profissionais, e programação para todas as idades e em todos os dias da folia.
De 24 a 28 de fevereiro, os blocos animam os foliões com seus desfiles e matinês.
Saiba mais sobre os blocos de Barão Geraldo e programe-se!
Horário: das 23h às 6h
Trajeto: Rua Júlia Leite de Barros esquina com a Rua Eduardo Modesto (Praça Sibipiruna); Av. Sta. Isabel; Rua Lucinda Carvalho Marquês; Rua Vitorino Ferrari; Av. Sta. Isabel; Rua Júlia Leite de Barros ; “Praça Sibipiruna” (Rua JúliaLeite de Barros, esquina com a Rua Eduardo Modesto)
O Berra Vaca abre e fecha a programação de Carnaval de Barão Geraldo. É um bloco carnavalesco tradicional criado por moradores do distrito, que existe desde 1999 e sai às ruas desde 2000. É composto e mantido por voluntários de diversas áreas de atuação e resgata um pouco da leveza dos carnavais.
A origem do nome surgiu por alusão à lenda mais popular do distrito, a história do “Boi Falô”. Nasceu de forma bem descontraída e no início atraía a participação de moradores e pessoas ligadas de alguma forma com o distrito. Nos últimos anos tem contado com a integração do público de outras partes de Campinas e mesmo de outras cidades da região. Ao longo dos anos, o grupo que iniciou o projeto foi agregando profissionais de várias formações ligados ao reduto cultural que se formou o distrito, como atores, músicos, engenheiros, psicólogos, advogados, médicos, professores, jornalistas etc. Todos unidos para resgatar composições brasileiras do passado bem como trazer novas contribuições para a festa popular. Hoje é considerado um dos mais importantes e tradicionais blocos de rua de Barão Geraldo.
Toda essa atividade vem sendo feita de forma voluntária e colaborativa pela comunidade. As fantasias, enfeites, sonorização, instrumentos, tudo advém da colaboração e doação de seus membros, moradores e simpatizantes.
Horário: 14h às 19h
Trajeto: volta em torno da Praça José Barbuti (Praça do Coco)
As Caixeirosas é um bloco tradicional de rua de Barão Geraldo fundado em 2006 pela artista Cristina Bueno junto aos grupos de Campinas “Caixeiras da Guia” e “Caixeiras das Nascentes”, com o objetivo de proporcionar, em especial às crianças, um espaço onde possam brincar o Carnaval com alegria, tranquilidade e liberdade como nos antigos carnavais.
O bloco resgata dois momentos tradicionais dos antigos Carnavais: a rua e o salão (na própria praça). O primeiro é um cortejo com os foliões e as boneconas acompanhadas de uma marchinha criada especialmente para elas, o segundo é a brincadeira no salão enfeitado com confetes e serpentinas, animado pelas boneconas e a banda das “Caixeirosas” que toca marchinhas, frevos e sambas tradicionais. Com estas duas opções, o grupo reafirma sua proposta de manter a tradição dos antigos carnavais.
O bloco a cada ano apresenta uma boneca gigante nova; a boneca deste ano é a “Jureminha”, menina indígena que brinca com seu arco e flecha, não sabe atirar, mas sabe tocar para te animar. O bloco conta com 9 boneconas que garantem a alegria: Caixeirosa, Maricota com seu Zé Belêu, Rosalinda, Belêlinda, Nina, Aurelinda, Maria Fuá e Jureminha.
Horário: das 18h às 21h
Trajeto: Rua Raul de Souza – Praça Américo Ferreira de Camargo (Praça da Vila São João); Rua José Martins Praça José Barbuti (Praça do Coco)
Inspirado no universo dos pífanos depois de temas como seres da natureza, palhaços, seres do futuro, o Bloco Matuá virá com seus pífanos e seu forró trazendo seus cangaceiros em cortejo pelas ruas de Barão Geraldo.
O bloco é formado por iniciativa dos integrantes do Grupo de Pífanos Flautins Matuá, que atua em criações inspiradas na cultura popular brasileira. Em suas apresentações unem elementos como música, dança e brincadeiras.
Horário: das 22h até 6h (do dia 26)
Trajeto: Rua José Martins (Praça do Coco – alturada Rua Profa. Zélia Seixas de Siqueira); Rua Francisco Andreo Aledo; na Rua Jerônimo Páttaro; Rua Josepha Antonia Maria Picellia (EE Barão Geraldo de Rezende); Rua José Martins até a esquina com a Rua Profa. Zélia Seixas de Siqueira
O bloco Jeguegerso é outra manifestação de grupo de amigos que compartilha um pouco mais da alegria e amizade. O nome do bloco não teve sua origem em nenhuma história específica, mas apenas pelo simples fato da figura folclórica de um Jegue ter contagiado a maioria do grupo, que se identificam como Jegueiros. O bloco vai para a rua com o intuito de manter a tradição dos carnavais através de suas marchinhas, paródias e composições autorais.
Horário: 14h às 19h
Local: Praça José Barbuti (Praça do Coco)
Horário: 17h às 2h
Trajeto: Avenida Santa Isabel (Moradia Estudantil da Unicamp/Supermercado Dia); Avenida Santa Isabel ( até a Escola Estadual Barão Geraldo de Rezende)
Cheia de garra e com muito samba, a União Altaneira seguirá a Avenida Santa Isabel, com cinco sambas e uma grande manifestação cultural para ocupar as ruas com muita arte, resistência e contra qualquer forma de opressão.
O bloco tradicional do Carnaval de Barão Geraldo é formado por diferentes grupos culturais e mescla elementos de diversas manifestações carnavalescas e da cultura popular. É uma união da Bateria Pública, Bateria Alcalina, agregando à batucada uma ala de dança – Maré Altaneira – ala musical e de compositores, além de trabalhos artísticos visuais: bonecões gigantes, alegorias, indumentárias, iluminação e efeitos especiais. Como todo ano, o casal chamado carinhosamente pelos integrantes de Pai e Mãe do Bloco, Edna e Djalma, também desfilam.
Horário: das 16h às 0h
Trajeto: Rua José Martins – Praça José Barbuti (Praça do Coco); Avenida Modesto Fernandes; Avenida Santa Isabel; Rua Agostinho Páttaro; Rua José Martins – Praça José Barbuti (Praça do Coco) -Barão Geraldo
O bloco do Cupinzeiro surgiu em 2002 e foi criado com o objetivo de recuperar a brincadeira do Carnaval de rua e a tradição dos blocos carnavalescos dos bairros de Campinas.
Há 11 anos desfila pelas ruas de Barão Geraldo reunindo jovens, crianças e adultos. Mantendo a tradição dos blocos de rua, a bateria do Cupinzeiro conta com 52 integrantes e desfila com um samba mais lento, diferente das escolas de samba, e a cada ano apresenta um tema diferente. Em 2017 é “Movimento Social”.
Horário: das 2h às 6h (madrugada de segunda para terça de Carnaval)
Trajeto: Rua José Martins – Praça José Barbuti (Praça do Coco); Rua Zélia Seixas de Siqueira; Rua Francisco Andreo Aledo; Rua Jerônimo Páttaro; Av. Santa Isabel (Praça Angelina Caselatto Antonioli)
O bloco Sonhos Havaianos surgiu de uma viagem da Bateria Alcalina. É um bloco sem regras, mas com muita alegria, que vai usar o samba-reggae para interpretar diversos estilos: de Olodum a Garotos Podres, passando, é claro, por Leandro e Leonardo.
Horário: 14h às 19h
Local: Praça José Barbuti (Praça do Coco)
Horário: das 23h às 6h (encerrando o Carnaval de Barão Geraldo já na madrugada da Quarta-feira de Cinzas)
Trajeto: Rua Júlia Leite de Barros esquina com a Rua Eduardo Modesto (Praça Sibipiruna); Av. Sta. Isabel; Rua Lucinda Carvalho Marquês; Rua Vitorino Ferrari; Av. Sta. Isabel; Rua Júlia Leite de Barros ; “Praça Sibipiruna” (Rua JúliaLeite de Barros, esquina com a Rua Eduardo Modesto)
Fonte: com informações e fotos de Fabiana Ribeiro (divulgação)
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74