Cristiano Torezzan é o nome do professor da Unicamp que levou o jogo do pôquer para as salas de aula da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). O primeiro acadêmico a falar de pôquer em contexto universitário foi o professor de Direito da Universidade de Harvard Charles Nesson que sempre impulsionou e sugeriu a incorporação dos fundamentos estratégicos do pôquer no currículo dos alunos da sua faculdade. O professor Torezzan, Ph.D em Matemática Aplicada, propõe ensinar os conhecimentos estratégicos do pôquer na resolução de problemas do cotidiano e partindo desse pressuposto criou a disciplina Fundamentos do Pôquer.
Torezzan sempre se interessou pelos jogos de estratégia como o xadrez, o qual não só praticou mas também estudou do ponto de vista acadêmico, tendo publicado alguns artigos focados em xadrez e matemática. O interesse pelo pôquer surgiu enquanto fazia seu Doutorado na Unicamp. Apenas seis anos depois teve a ideia de incluir o pôquer como disciplina no curso de Ciências do Esporte da Unicamp. Na sala de aula, Torezzan ensina aos alunos as mais variadas estratégias de pôquer aplicadas à tomada de decisões do cotidiano, estratégias essas que desprezam o fator sorte da mesma forma que os bons jogadores de pôquer o ignoram nas suas decisões em cada jogo.
No seu website, Torezzan abre a apresentação da disciplina com a citação “No pôquer, assim como na vida, a sorte vem com muito estudo e dedicação” e é com dedicação, ao pôquer ou aos estudos, que os estudantes ingressam em grande número fazendo da disciplina fundamentos do pôquer uma das mais requisitadas na FCA Unicamp. Cerca de 20% dos alunos que se inscrevem são jogadores interessados em melhorar o seu jogo, mas a maior parte dos estudantes se inscreve para estudar como as estratégias do pôquer se aplicam à vida cotidiana.
Nas aulas de Torezzan, experimentado pesquisador na área das ciências exatas, o pôquer também é usado para estabelecer as notas finais da disciplina. A classificação dos alunos em um torneio online determinará parte da sua classificação final. Isso faz com que os alunos apliquem os conhecimentos da sala de aula em uma situação de grande pressão onde têm de tomar decisões rápidas. Colocados perante uma situação real de jogo, na qual a pressão a que normalmente os jogadores estão sujeitos por estarem a arriscar perder seu dinheiro é substituída pela responsabilidade de obter uma boa classificação para contar para a nota, os alunos são forçados a tomar inúmeras decisões estratégicas potenciando a aprendizagem.
Torezzan reuniu junto dele para este projeto importantes nomes do pôquer brasileiro. Desde logo convidou para professores auxiliares André Akkari – vencedor de um bracelete da WSOP e professor de poker para iniciantes – e Igor Trafane, que presidiu a confederação nacional de pôquer, ficando os dois jogadores profissionais responsáveis por lecionar matérias específicas do pôquer. O paulistano Ivan Santana, formado em Engenharia de Computação pela Unicamp e considerado um dos melhores jogadores profissionais de pôquer do Brasil, também participou e colaborou com Torezzan fazendo pesquisa acadêmica envolvendo o pôquer.
Com esse time de luxo jogando pela Unicamp, o curso de Ciências do Esporte oferece aos seus alunos, no seu plano de estudos, uma disciplina que permite compreender as estratégias usadas no jogo de pôquer para melhorar as tomadas de decisão, o estudo de padrões comportamentais durante o jogo do pôquer, estudar os principais fundamentos matemáticos que estão na base das decisões no jogo de pôquer e suas aplicações em situações cotidianas fora do jogo e levar a discussão sobre desenvolvimento do pôquer como esporte no Brasil e no mundo para o nível acadêmico.
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