A exposição “Biotupé: Vivências e convivências na Amazônia do Séc. XXI” será aberta nesta quinta-feira, 20 de outubro, às 14h, na Biblioteca Cesar Lattes da Unicamp, onde poderá ser visitada até 25 de novembro.
Fundamentada no projeto “Biotupé”, um grupo multidisciplinar que há 15 anos estuda o meio físico, biológico e a diversidade sociocultural da Reserva do Tupé, no baixo Rio Negro, na cidade de Manaus (AM) e nos estudos de meio conduzidos pelo sociólogo e professor Duarcides Ferreira Mariosa, docente da PUC-Campinas, será apresentado ao espectador um “passeio” orientado por quatro eixos principais.
O primeiro eixo é “O Paiz das Amazonas”, retomando o título homônimo do consagrado documentário de Silvino Santos (1921), em que a seção de fotos e textos evidenciam as paisagens naturais que há muito impressionam visitantes do mundo inteiro. A seção “Entre arquiteturas e paisagens híbridas” guia o olhar do espectador pelas intrigantes paisagens híbridas de uma Manaus com uma mancha urbana encravada no coração da maior floresta tropical do mundo e entre os rios mais caudalosos do planeta. “Tipos e Mitos” retoma as histórias dos moradores locais que, entre a permanência da cultura indígena e as demandas de uma modernização constante, evidenciam os conflitos e ritos do cotidiano. E, por último, finalmente, a seção “Ainda o Brasil dos Viajantes” narra a trajetória do grupo de professores, alunos, jornalistas e pesquisadores conduzidos pelo professor doutor Duarcides Mariosa ao longo da sociabilidade e das paisagens da Reserva do Tupé.
As fotos apresentadas nesta exposição foram realizadas durante a viagem anual à Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé, em Manaus, na Amazônia, ocorrida de 5 a 10 de julho de 2016, em que os participantes tiveram a oportunidade de participar e contribuir para a pesquisa Biotupé – INPA, das atividades da reserva e da vida em comunidade. É parte integrante do projeto “Biotupé”, levando até as comunidades ribeirinhas estudantes, profissionais e pesquisadores para conhecer, divulgar e contribuir com a melhoria das condições de vida daquela população local. O viajante se propõe a viajar através do Rio Negro de Barco-leito participando das atividades e costumes da comunidade.
Exposição Fotográfica: “Biotupé: Vivências e convivências na Amazônia do Séc. XXI”
Local: Biblioteca Cesar Lattes. Esquina com a Rua Elis Regina, R. Sérgio Buarque de Holanda, Cidade Universitária, Unicamp – Campinas
Data de inauguração: 20 de outubro, às 14h
Período da exposição: 20 de outubro até 25 de novembro
Informações: [email protected] e página no facebook
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74