Celebrando 10 anos em 2016, a Mostra Curta Audiovisual de Campinas irá trazer, além de exibições de filmes, uma programação de atividades paralelas e gratuitas, como palestras, bate-papos, masterclasses e oficinas. As inscrições serão abertas na segunda-feira, dia 29 de agosto, e seguem até dia 9 de setembro. Os interessados poderão se inscrever pelo site mostracurta.art.br.
Entre os destaques desta programação paralela estão duas masterclasses com temas relevantes para a produção audiovisual. São eles: “Direção de Fotografia no Cinema Independente” e “Do Roteiro de Ficção ao Roteiro de Documentário”. Ambas serão realizadas no Sesi Amoreiras. As atividades serão ministradas pela Academia Internacional de Cinema (AIC), uma das mais conceituadas escolas de cinema do país, que é parceira da Mostra pelo segundo ano consecutivo.
A programação de atividades ainda traz uma palestra da Agência Nacional de Cinema (ANCINE), além de bate-papos e oficinas práticas, ou mini-cursos, que irão oferecer a possibilidade de aproximar o público das técnicas de produção cinematográfica, incluindo atividades para crianças. Os participantes vão realizar trabalhos coletivos e os resultados serão exibidos no encerramento.
De acordo com os organizadores, as oficinas buscam cobrir áreas diversas do campo da produção audiovisual e, ao mesmo tempo, são uma forma de aproximar o público da técnica, desmistificando os processos de realização e preparando simultaneamente os realizadores para o mercado profissional. “A programação de atividades formativas visa à capacitação e a qualificação do público interessado, e é um dos pilares de grande importância da Mostra”, afirma a diretora do evento, Mariana Atauri Maurer.
A programação completa da 10ª Mostra Curta Audiovisual de Campinas, que ocorre entre os dias 15 e 24 de setembro, será divulgada no dia 1º de setembro, em uma festa de lançamento no Macunaíma Pizza Bar, em Barão Geraldo, a partir das 18h. Na ocasião, estarão presentes os realizadores de filmes do panorama regional e os interessados em conhecer a grade de programação do evento e os materiais de divulgação. O evento será aberto ao público, com entrada franca.
Mais sobre a 10ª Mostra Curta Audiovisual de Campinas
Nesta edição comemorativa de 10 anos, o evento recebeu um número recorde de filmes inscritos. Foram 365 trabalhos de todo o Brasil, dos quais 61 foram selecionados, sendo 20 produções da região de Campinas, além de filmes especialmente convidados.
No total, serão 915 minutos de projeção, ou seja, mais de 15 horas de filmes que serão exibidos em 10 dias de programação em diversos espaços de Campinas. Além das sessões e atividades paralelas gratuitas, a Mostra ainda terá apresentações de música, dança e outras expressões artísticas, em parceria com grupos culturais da cidade. “Com esta programação, a Mostra está criando mais do que uma janela de exibição, mas uma plataforma de encontros visando o fortalecimento de redes. A proposta é criar um espaço com trocas de experiências e vivências com intenso networking”, complementa a diretora Mariana Atauri Maurer.
Realizada em Campinas desde 2006 por produtores culturais independentes da cidade, este é o segundo ano que a Mostra Curta Audiovisual Campinas conta com apoio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC).
Programação das atividades formativas:
Oficinas Práticas
1. Animação de Recortes para Crianças
Com o intuito de transmitir os conhecimentos básicos de animação quadro-a-quadro (stop-motion), os participantes irão aprender a criar a ilusão de movimento utilizando recortes de papel para a realização de pequenas animações com temas afro-brasileiros.
Ministrante: Célia Harumi – Diretora da Primavera Filmes, mestre e doutora na área de “Cinema e Literatura” pelo Departamento de Cinema do Instituto de Artes da Unicamp. Desenvolve desde 2012 o projeto ANIMAFRO.
Local: Centro Cultural Casarão. Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n, Barão Geraldo – Campinas
Data: 17 de setembro
Horário: das 9h às 12h
24 vagas
2. Oficina Compacta de Produção de Filmes
Discussão e prática da realização de um filme, visando à concepção, organização e a gravação dentro de um contexto limitado de recursos.
Ministrante: Diego Ruiz (Diretor de filmes e montador em produções publicitárias, institucionais e culturais. Diretor de criação e sócio fundador do Lokomotiv Studio) e Felipe Barreto (Coordenador de produção audiovisual e cultural)
Local: Estação Cultura – Sala do Relógio. Entrada pelo estacionamento na rua Francisco Teodoro, 1050, Vila Industrial – Campinas
Data: 19 e 21 de setembro (módulos 1 e 2)
Horário: das 9 às 12h e das 13h às 17h
30 vagas
3. Introdução ao Video-Mapping
A oficina passará por todas as etapas práticas para realização de um trabalho simples com video-mapping, desde a captação do vídeo até a projeção em diálogo com a arquitetura do local. O software grátis usado para a projeção mapeada será o VPT 7.
Ministrante:Fernando Gregório – é artista multimídia. Graduou-se em Midialogia na Unicamp. Sua prática está ligada à performance, à dança e às novas mídias.
Local: Oca Restaurante e Café. Rua Dolor de Oliveira, 28, Cambuí – Campinas
Data: 24 de setembro
Horário: das 10h às 18h
15 vagas
Masterclasses
1. “Direção de Fotografia no Cinema Independente: Conhecimento x Tecnologia”
Com André Moncaio – coordenador e professor de direção de fotografia da Academia Internacional de Cinema em São Paulo.
Qual o equilíbrio entre tecnologia e conhecimento no processo criativo da fotografia de um filme? A palestra irá apresentar e discutir a relação entre os recursos humanos e tecnológicos na direção de fotografia em filmes de baixo orçamento.
Local: Sesi Amoreiras. Av. das Amoreiras, 450, Parque Itália – Campinas
Data: 16 de setembro
Horário: das 14h às 17h
50 vagas
2. “Do Roteiro de Ficção ao Roteiro de Documentário: Dramático, Lírico e Épico”
Com Roney Freitas – roteirista de animação e documentarista. Autor do projetoLaurita (2009), contemplado pelo Programa Petrobras Cultural, entre outros.
Análise de gêneros de escrita e processo criativo através de discussão de três filmes de autoria do palestrante e textos teóricos relacionados.
Local: Sesi Amoreiras. Av. das Amoreiras, 450, Parque Itália – Campinas
Data: 23 de setembro
Horário: das 14h às 17h
50 vagas
Palestra
Panorama dos mecanismos de fomento à produção audiovisual disponibilizados pela ANCINE com Ricardo Cardoso da Silva (Especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica e Audiovisual da Ancine desde 2006). Apresentar o panorama dos mecanismos federais de fomento (direto e indireto) à produção audiovisual disponibilizados e operados pela Ancine e pelo FSA.
Carga horária: 3h
Local: Espaço Cultural Casa do Lago. Av. Érico Veríssimo, 1011, Cidade Universitária, Unicamp – Campinas
Data: 20 de setembro
Horário: 9h às 12h
50 vagas
Bate-papos (entrada gratuita, não é necessário fazer inscrição para estas atividades)
Bate-papo: o papel da curadoria nos Festivais de Audiovisual
Hoje as principais mídias são influenciadas pela internet. O conceito de cultura participativa cresce com públicos cada vez mais ativos e críticos. Neste sentido qual é o papel dos festivais de audiovisual e de suas curadorias?
Mediador: William Hinestrosa – mestrando em Artes Visuais na Unicamp, coordenador da Associação Cultural Kinoforum (2005 – 2014)
Local: Centro Cultural Casarão. Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n, Barão Geraldo – Campinas
Data: 17 de setembro
Horário: 14h às 17h
Bate-papo: Mulheres no audiovisual
Após a exibição de filmes dirigidos por mulheres vamos debater a importância do equilíbrio entre os gêneros na produção audiovisual e o espaço ocupado pelas mulheres no cinema.
Mediadora: Amanda Castro – radialista, fotógrafa e analista de mídias sociais
Local: Ponto de cultura e memória Ibaô. R. Ema, 170, Vila Padre Manoel de Nóbrega – Campinas
Data: 22 de setembro
Horário: 21h às 22h
Bate-papo: Midialivrismo
De que maneira avançaremos enquanto estruturas independentes de comunicação e produção de conhecimento audiovisual. Um bate-papo sobre a necessidade da democratização dos meios de comunicação no Brasil e novas estruturas de circulação.
Mediador: Felipe Garcia – mídialivrista e cineclubista / Coletivo de Mídia Livre Vai Jão, Cineclube Catavento no MIS Campinas e Semana do Audiovisual Campinas e da Mostra Luta!
Participantes: FNDC, Jornalistas livres, SEDA e Coletivo Intervozes
Local: Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS) – Palácio dos Azulejos. Rua Regente Feijó, 859, Centro – Campinas
Data: 24 de setembro
Horário: 15h às 17h
10ª Mostra Curta Audiovisual de Campinas
Data de inscrições para as atividades formativas: de 29 de agosto a 9 de setembro
Inscrições pelo site www.mostracurta.art.br (com exceção para os bate-papos, em que não é necessário fazer inscrição)
Data de realização da Mostra: 15 a 24 de setembro
Festa de Lançamento da programação (sessões de filme e atividades culturais)
Local: Macunaíma Café. Rua José Martins, 613, Barão Geraldo – Campinas. (19) 3291-8208
Data: 1º de setembro
Horário: a partir das 18h
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74