O artista e tatuador campineiro Fernando Madeira estará com uma exposição inovadora com arte do grafite em lixeiras públicas. Ao todo serão dez lixeiras customizadas pelo artista que ficarão expostas no Ideia Coletiva entre os dias 20 a 27 de agosto. O projeto leva o nome de “Uso e Desuso” e a mostra contará também com o lançamento do “Sarau Literal”, evento destinado à divulgação e produção de escritores.
Além de incentivar a arte em espaços públicos aproximando o público da arte no cotidiano urbano, que muitas vezes passa desapercebida, o projeto busca também a conscientização da população do município em manter a cidade limpa e encontrar meios de viver uma vida mais sustentável.
A técnica usada por Fernando Madeira é baseada no estilo New School, que traz cores vibrantes, dégradés e desenhos psicodélicos. Com novas dimensões e perspectivas, esse estilo surge como contraponto ao estilo Old School e traz fortes influências dos quadrinhos e Grafic Novels.
O projeto é uma realização da Jatobá Cultural com recursos do PROAC – Programa de Ação Cultural e já passou pelas cidades de Santa Cruz do Rio Pardo, Cruzeiro, Sumaré e Hortolândia.
Sobre Fernando Madeira
Atualmente com 35 anos, começou a pintar aos 15 e a tatuar aos 21. Suas pinturas são feitas em qualquer material que possa ser reaproveitado, como madeiras velhas, metais enferrujados e objetos em desuso. Por ter uma forte ligação com o mundo infantil, Fernando gosta da representação de cores, por isso as pinturas são um verdadeiro emaranhado de cores e formas, representando a complexidade da vida urbana.
Exposição “Uso e Desuso”
Local: Ideia Coletiva. Rua Sacramento, 610, Centro – Campinas
Data: de 20 a 27 de agosto
Horários: abertura, das 16h às 20h; visitação – de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h
Entrada: gratuita
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74