Cinema

Projeto “Cinerama” no Sesc Campinas traz filmes e performances audiovisuais

23 de maio de 2016

Em toda a história do cinema, a busca por novos espetáculos, que proporcionassem uma experiência para além do filme, foi uma constante. Sob esta perspectiva, o chamado “Cinerama”, uma combinação das palavras cinema e panorama, é o registro de um processo cinematográfico de ‘widescreen’, que trabalha com imagens projetadas simultaneamente por três projetores de 35 mm, sincronizados para uma tela de proporções gigantescas e extremamente curva, com um arco de 146°. Originalmente, o cinerama envolvia uma complexa aparelhagem que contava com três projetores em meio arco, tela convexa e som estereofônico. Hoje, o cinema continua a explorar novos formatos de exibição, ampliando a performance de equipamentos, tanto visuais quanto sonoros, sugerindo ao espectador outras perspectivas para uma linguagem que se renova a cada novidade tecnológica.

Neste projeto, que será realizado no Sesc Campinas entre os dias 24 e 29 de maio, a proposta compõe uma programação que convida o espectador para experiências que exploram uma arquitetura curva, fechada. As apresentações são dispostas sob o formato deste novo lugar que adentra, envolve e aproxima. Neste espaço, estão previstas apresentações de cine-dança, registro de processos, exibições de filmes e também performances audiovisuais, com imagens e sons manipulados ao vivo, explorando a arquitetura do Espaço Arena.

Na terça, dia 24, três apresentações dão início ao projeto. Às 18h é a vez da exibição da videoperformance “Siga-Me”, de Cynthia Domenico. Às 19h, Visualflux apresenta o “Coletivo [:a.cinema:]”, performance audiovisual de 50 minutos. Já às 20h, o filme “Drácula de Bram Stoker”, de Francis Ford Copolla, que narra a tradicional história de um líder guerreiro, que perambula por séculos como um morto-vivo após perder a mulher que amava.

Na quarta, dia 25, os destaques são “Trilogia da Noite”, “Turbulência” e “Onde Vivem os Monstros”.

No feriado de Corpus Christi (26), o destaque é para o videoartista Vinícius Cardoso, das 18h às 19h.

“Raffab Ajá”, “Ilusionismo” e “O Grande Hotel Budapeste” serão exibidos na sexta (27).

No sábado e domingo, dias 28 e 29, dentro da programação da Virada Cultural Paulista na unidade, o projeto tem sequência com as exibições “Enquanto Seu Lobo Não Vem”, “Kosmos & Arredores” e “Fluente”. “Cracá” do performer Felipe Julián encerra o projeto no domingo.

Programação

24/05

18h00 – “Siga-me”
Retirada de ingresso com 1h de antecedência na Ilha de Atendimento. Com Cynthia Domenico, artista e pesquisadora. A partir de regras preestabelecidas pela artista, os performances caminham e reagem aos estímulos da rua. A artista documenta em vídeo as ações do público, sem interferir nas trajetórias. Os vídeos são incluídos em uma sequência fílmica exposta como videoperformance.
Local: Espaço Arena
Entrada: gratuita 

19h00 -“Visualflix”
Retirada de ingresso com 1h de antecedência na Ilha de Atendimento. Com Coletivo [:a.cinema:] (Performance audiovisual, 50 minutos). Inspirado nos trabalhos de Peter Kubelka, Joshua Light Show e as animações dos irmãos James e John Whitney, bem como os filmes do grupo Fluxus, o coletivo experimenta práticas de improvisação envolvendo performance de som & imagem nomeadas hoje live cinema.
Local: Espaço Arena
Entrada: gratuita 

20h00 -“Drácula de Bram Stoker”
Retirada de ingresso com 1h de antecedência na Ilha de Atendimento. (Dracula EUA, 1992, 130 minutos. Direção: Francis Ford Coppola). Um líder guerreiro perambula através dos séculos como um morto-vivo, após perder a mulher que amava.
Local: Espaço Arena
Entrada: gratuita  

25/05

18h00 – “Triologia da noite”
Retirada de ingresso com 1h de antecedência na Ilha de Atendimento. Com Marcelo Kuna (Videodança, 30 minutos). Série de três videodanças com temática queer, a partir das canções “A Galeria do Amor” (1975), “Perdido na Noite” (1976) e “Eu pecador” (1977), do crooner mineiro Agnaldo Timóteo. Concepção: Marcelo Kuna; filmagem e edição de Fernando Badharó e Laura Canedo. Após a exibição, bate-papo sobre o processo criativo com Marcelo Kuna.
Local: Espaço Arena
Entrada: gratuita   

19h00 – “Turbulência”
Retirada de ingresso com 1h de antecedência na Ilha de Atendimento. Com Sandra X (Performance audiovisual, 50 minutos). Mexendo com palavras suas, textos filosóficos e poemas de artistas da cena literária atual, “Turbulência” se dá em uma performance lítero-musical juntamente com a produção audiovisual ao vivo de Felipe Julián, sincronizando projeções e sonoridades à performance com forte toque sensorial.
Local: Espaço Arena
Entrada: gratuita 

20h00 – “Onde Vivem os Monstros”
Retirada de ingresso com 1h de antecedência na Ilha de Atendimento. (Where The Wild Things Are. ALE/AUS/EUA, 2009, 101 minutos. Direção: Spike Jonze). Max é uma criança de imaginação muito ativa que, após brigar com a mãe, foge de casa e encontra um mundo mágico e distante, habitado por monstros que consideram o menino um rei.
Local: Espaço Arena
Entrada: gratuita  

26/05

18h00- Vinícius Cardoso
O videoartista apresenta cinco videos: Manifesto Antropofágico, Crushing Weight, Contorno, Eco e Coreogravity seguido de bate-papo sobre o processo de criação em videodança.
Local: Espaço Arena
Entrada: gratuita

27/05

18h00 – “Raffab Ajá”
A partir de estudos da astrologia e mitologias, bem como pesquisas nas técnicas de contato/improvisação e José Limón, o videoartista apresenta suas videodanças: Vídeo Ensaio 2, Vídeo Espiritual 1 e Vídeo Espiritual 2. Após apresentação bate-papo sobre o processo criativo do artista.
Local: Espaço Arena
Entrada: gratuita 

19h00 – “Ilusionismo” 
Com Fernando Timba e Dada Attack. Utilizando tecnologias contemporâneas para mediar projeções e áudios criados por circuit bending, “Ilusionismo” remete aos espetáculos pré-cinematográficos e do primeiro cinema, onde as projeções eram comandada são vivo por artistas como o francês Charles-Émile Reynaud, que no final do século XIX controlava equipamentos que criavam a ilusão de movimento utilizando-se de técnicas de animação.
Local: Espaço Arena
Entrada: gratuita 

20h00 – “O Grande Hotel Budapeste”
(The Grand Hotel Budapest. ALE/EUA/ING, 2014, 99 minutos. Direção: Wes Anderson). O Grande Hotel Budapeste é o mais luxuoso hotel da República de Zubrowka. Comandado pelo concierge Gustave H, ele e seu jovem encarregado, Zero Moustafa, encontram-se em uma série de desventuras quando um quadro muito valioso é roubado e eles são considerados culpados pelo crime.
Local: Espaço Arena
Entrada: gratuita 

28/05

18h00 – “Enquanto Seu Lobo Não Vem”
Com VDLab. Primeiro projeto de criação do VD_LAB. Videodança concebida pela artista Cynthia Domenico inspirada no conto de fadas “Chapeuzinho Vermelho” dos Irmãos Grimm e na obra fílmica “Estudos Em Coreografia Para a Câmera” de Maya Deren.
Local: Espaço Arena
Entrada: gratuita

19h00 – “Kosmos & Arredores”
Com Daniel Lucas e Julio Parente (Performance audiovisual, 50 minutos). A partir de projeções mapeadas sobre a cenografia, elementos da música eletrônica, sintetizadores e programação em tempo real [processing & isadora], a performance cria uma atmosfera imersiva e contemplativa para mergulhar o espectador em sua temática “espacial”. 
Local: Espaço Arena
Entrada: gratuita 

22h00 – “Fluente”
Com Duo b, e colaboração de JpAccacio e Andrei Thomaz (Performance, 50 minutos). Os artistas se utilizam da presença da água, em imagem e som, para criar uma performance que se apropria da estética audiovisual de um ambiente aquático para gerar, em tempo real, uma paisagem sonora e visual. Durante a projeção, o DUO b faz intervenções sobre a trilha original utilizando sensores posicionados para detectar variações em volumes líquidos.
Local: Espaço Arena
Entrada: gratuita  

29/05

18h00 – “Cracá”
Felipe Julián. Craca é o ‘adulterego’ do produtor musical Felipe Julián, inspirado no cinema sci-fi vintage. O artista fará live-set de grooves étnicos sincronizados às imagens videomapeadas, imergindo o público dançante em um ambiente performático surrealista.
Local: Espaço Arena
Entrada: gratuita  

Serviço: 

“Cinerama”
Local: Sesc Campinas. Rua Dom José I, 270/333, Bonfim – Campinas. (19) 3737-1500
Data: 24 a 29 de maio

Foto: Raffab Ajá (divulgação)

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74