Por Carol Fiori
Já pensou em ter uma dieta composta por alimentos crus?
Também conhecida como alimentação crua, raw food e dieta crudívora, esta prática alimentar vem atraindo olhares de pessoas que optam por um estilo de vida saudável e segmentos filosóficos. É uma dieta composta por alimentos integrais e naturais, germinados, fermentados e desidratados, além de ser isenta de alimentos de origem animal, produtos industrializados e processos térmicos agressivos. Para o consumo de alimentos crus, devem preconizar boas práticas de preparação, adequada seleção, higienização, manipulação e armazenamento dos alimentos. O consumo dos alimentos na forma bruta preservam os compostos nutricionais e as enzimas digestivas e esta dieta pode ser uma aliada na prevenção de doenças crônicas. A preocupação com a saúde é mundial, os hábitos alimentares e o estilo de vida inadequados da maior parte da população refletem os índices alarmantes de mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis. O incentivo a inclusão e a predominância de alimentos crus na alimentação podem ser alternativa para reverter as estatísticas da população em geral.
Alimentação viva não se limita ao consumo de cenoura, alface e tomate. Dá para fazer receitas deliciosas e extremamente nutritivas. Mas para garantir o aporte nutricional, evitar possíveis deficiências, interferências alimentares e manter dieta predominantemente crua, os adeptos necessitam de planejamento adequado e seleção de alimentos apropriados, através de orientações de profissionais especializados e guias alimentares adaptados para a dieta habitual atingir as recomendações nutricionais diárias.
Carol Fiori é nutricionista graduada pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), especialista em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestra em Nutrição Humana pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ). Em Campinas, atende na Inova Derm
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74