Carnaval 2015

Bloco da Galinhada e Unidos da Tribo animam foliões em Joaquim Egídio

15 de fevereiro de 2015

O Carnaval de rua de Joaquim Egídio, em Campinas, voltou a ser aberto pelo animado Bloco da Galinhada na tarde deste sábado (14), pelo sexto ano consecutivo. Vestidos de galinhas e com máscaras confeccionadas artesanalmente, os integrantes do grupo organizador da festa se juntou ao público para brincar o Carnaval ao som das marchinhas do bloco criadas especialmente para a folia _ a cada ano é eleita uma nova música_, além do repertório tradicional da festa, comandado por uma banda ao vivo. 

A brincadeira começou por volta das 16h, atraindo público de todas as idades, que tomou conta da rua Heitor Penteado, em frente a Praça Reinaldo Dias Leme. Um clima de festa lúdica invadiu o distrito.

Segundo um dos organizadores da Galinhada, Carlos de Paula, a ideia de criar o bloco surgiu em um bar, quando dois grupos de amigos conversavam paralelamente sobre o preparo de uma galinhada para um aniversário e sobre a criação de um bloco de Carnaval no distrito. Da junção das conversas nasceu o nome e a proposta do bloco, que hoje é composto por cerca de 60 integrantes que se fantasiam de três tipos de galinhas:  a caipira, a carijó e a d’angola

Depois da Galinhada, foi a vez da bateria do bloco Unidos da Tribo colocar os foliões para sambar, este ano um pouco mais cedo, por volta das 19h. Em 2015 a festa no distrito começa e termina mais cedo, não se estendendo mais pela madrugada como nos anos anteriores.

Junto aos animados ritmistas, entre eles algumas crianças, vieram também os famosos bonecos gigantes, este ano com inspiração trazida de Olinda. Confeccionados pela comunidade, com coordenação da artesã Natasha Faria, que realizou pesquisas em um atêlie em Pernambuco, os bonecos chamaram atenção em meio aos foliões. Entre os destaques estava o ”Homem da Meia Noite”, famoso boneco que desfila no Carnaval de Olinda. Também foram confeccionados 10 bonecos pequenos para as crianças desfilarem.

Segundo um dos organizadores do Carnaval no distrito, Thomaz Cavallaro, a
 antecipação de horário tem como objetivo manter presente a cultura popular, poesia e brincadeira nos preparativos e no desfile de Carnaval. A ideia é resgatar a origem dos antigos carnavais, com grande participação da comunidade, principalmente das crianças. Ao longo dos anos, o Carnaval de Joaquim Egídio cresceu e passou a receber um público cada vez maior a cada ano. 

O bloco Unidos da Tribo surgiu no ano de 2001 por iniciativa de membros da comunidade de Joaquim Egídio, que sentiam falta dos tradicionais carnavais onde se tocava marchinhas e samba-enredo, com a presença de famílias em noites tranquilas e sem violência. A tradição se mantém até hoje pelos filhos e netos daqueles que organizaram e incentivaram o início do evento.

A festa continua até a terça-feira de Carnaval com a bateria da Unidos da Tribo e também receberá como convidado o bloco do Paredão, de Sousas.  

Veja a programação:

15/02

Bloco do Paredão – das 14 às 16h
Unidos da Tribo – das 18 às 20h

16/02

Unidos da Tribo – das 18 às 20h

17/02

Bloco do Paredão – das 14 às 16h
Unidos da Tribo – das 18 às 20h

Serviço:

Carnaval de Joaquim Egídio
Local: rua Heitor Penteado (em frente a Praça Reinaldo Dias Leme), Joaquim Egídio – Campinas
Data: de 14 a 17 de fevereiro
Horário: das 14h às 20h

Veja ainda:

Blocos levam Carnaval espontâneo para as ruas de Campinas

Confira galeria de fotos:

 

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74