Carnaval 2014

Arte, cultura e animação marcam o Carnaval de Barão Geraldo

26 de fevereiro de 2014

Barão Geraldo promove um dos carnavais mais animados e originais de Campinas. O distrito onde está localizada uma das maiores universidades do país, a Unicamp, e muitos grupos artísticos, concentra vários blocos que saem pelas ruas em todos os dias da folia. Não só integrantes dos blocos e organizadores, mas também o público é repleto de pessoas envolvidas com cultura em geral, como teatro, música, dança e outras linguagens artísticas. Tanto que a folia de Barão Geraldo tem atraído um número cada vez maior de foliões ao longo dos anos.

A festa deste ano, aliás, já começou no fim de semana passado com os desfiles dos blocos Maracatucá e do tradicional Berra Vaca, que abrem e fecham o Carnaval do distrito. 

Também estão na programação os blocos As Caixeirosas, Grupo de Pífanos Flautins Matuá, Ferradura, União Altaneira, Beeiro e Cupinzeiro.

Os organizadores do Carnaval de Barão Geraldo fazem um alerta aos foliões para que se conscientizem e evitem jogar lixo pelas ruas da cidade durante as festas.

Saiba mais sobre o blocos que garantem a folia do distrito:

Berra Vaca

Bloco carnavalesco tradicional criado por moradores de Barão Geraldo é um dos principais da cidade de Campinas. Foi criado em 1999 e sai às ruas desde 2000. É composto e mantido por voluntários de diversas áreas de atuação e resgata um pouco da leveza dos carnavais. A origem do nome surgiu por alusão à lenda mais popular do distrito, a história do “Boi Falô”. 

Veja a reportagem completa sobre o bloco

Serviço:
Dias do desfile: 28 de fevereiro e 4 de março
Local: R. Josepha A. M. Picelli até Praça do Coco 
Horário: das 23h às 06h

Maracatucá

O Maracatucá desenvolve atividades de pesquisa, ensino e divulgação do Maracatu de baque virado. Foi fundado em 2008 por batuqueiros que queriam aprofundar seus conhecimentos sobre esta manifestação. As oficinas e ensaios aconteciam no Centro Cultural Elesbão, centro de Barão Geraldo, e a partir de outubro de 2012, o Maracatucá ficou temporariamente sem sede.

É formado, em sua maior parte, por estudantes e profissionais de diversas áreas que mesclam os saberes acadêmicos com os da vivência da cultura popular.

O grupo desenvolveu um repertório em sua primeira fase baseado em diversas nações de maracatu, tomando depois como base a Nação do Maracatu Porto Rico e a Nação do Maracatu Encanto do Pina, nas quais integrantes do grupo já tocaram e mantém contato com os respectivos mestres.

Serviço:
Dia de desfile: 28 de fevereiro e 4 de março
Local: Banca Central até Praça do Coco – Barão Geraldo
Horário: a partir das 23h

O Maracatucá também desfila na Vila Teixeira junto com o bloco Urucungos no domingo

As Caixeirosas

O bloco tradicional de rua de Barão Geraldo foi fundado em 2006 pela artista Cristina Bueno junto aos grupos de Campinas Caixeiras da Guia e Caixeiras das Nascentes, com o objetivo de proporcionar, em especial às crianças, um espaço onde possam brincar o Carnaval com alegria, tranquilidade e liberdade como nos antigos carnavais. O bloco resgata dois momentos tradicionais: a rua e o salão. O primeiro é um cortejo com os foliões em volta da praça e o segundo é a brincadeira num salão enfeitado com confetes e serpentinas, animado pelas bonecas e a banda das Caixeirosas que toca marchinhas, frevos e sambas tradicionais.

O bloco a cada ano apresenta uma boneca gigante nova, acompanhada de uma marchinha criada especialmente para ela. A boneca deste ano é a “Aurelinda Maria”, uma burrinha charmosa, que veio diretamente de Fortaleza para brincar com as Caixeirosas.

Junto com As Caixeirosas ainda desfilam alguns sub-blocos / alas: Lápislazúli, Brincantes brasileiros, ONG Novo Dia, Sinpro e o novo bloco infantil Miúdos da Pontuada, que estreia este ano com o tema “Carnaval dos Animais”. 

Serviço:

Dia de desfile: 1º de março
Local: Praça do Coco – Barão Geraldo
Horário: das 15h às 19h

Grupo de Pífanos Flautins Matuá

O Grupo de Pífanos Flautins Matuá atua em criações inspiradas na cultura popular brasileira. O trabalho faz um resgate dessa cultura já que se utiliza de elementos regionais desconhecidos da grande mídia. Em suas apresentações unem elementos como música, dança e brincadeiras além de ministrarem oficinas de pífano onde ensinam a construir o instrumento.

Serviço:
Dia de desfile: 1º de março
Local: Praça São João até Praça do Coco
Horário: 17h às 21h

Ferradura

O Bloco Ferradura é o primeiro de Campinas e região a trazer o estilo sertanejo como temática,. Estreou no Carnaval de 2013 em Barão Geraldo ao lado de outros blocos da região.

Serviço:
Dia de desfile: 1º de março
Local: Av. Sta Isabel, 52
Horário: 12h30 às 21h

União Altaneira

O Bloco União Altaneira une diferentes grupos artísticos-culturais de Campinas e mescla elementos de diversas manifestações carnavalescas e da cultura popular, embalando os foliões com muito samba, ritmos afro-brasileiros e alegria seus seguidores.

Este ano o União Altaneira leva muita gente presente nesse mar de alegria: pescadores, sereias, deuses, marujos, Dorival Caymmi, Clara Nunes, Olokum, o povo, Yemanjá, a rua, seus moradores, seus frequentadores, foliões, ritmistas e o amor, é claro.

Serviço:
Dia de desfile: 2 de março
Local: Moradia Unicamp – Av. Santa Isabel
Horário: 17h às 02h

Beeiro

Foi fundado em 2006. É um bloco carnavalesco com mais de quarenta batuqueiros que trazem ao Carnaval de Campinas muita alegria e diversão.

Serviço:
Dia de desfile: 3 de março
Local: Moradia da Unicamp. Av. Santa Isabel
Horário: 14h às 00h

Cupinzeiro

Foi criado com o objetivo de recuperar a brincadeira do Carnaval de rua e a tradição dos blocos carnavalescos dos bairros de Campinas. Há onze anos o bloco desfila pelas ruas de Barão Geraldo reunindo jovens, crianças e adultos para cantar e brincar o Carnaval.

Mantendo a tradição dos blocos de rua, a bateria do Cupinzeiro desfila com um samba mais lento, diferente das escolas de samba. Condecorado com a Medalha Carlos Gomes pelos serviços prestados à comunidade de Campinas, o bloco segue alegrando as ruas por onde passa mantendo o Carnaval espontâneo, sem passarela nem cordão de isolamento.

Serviço:
Dia de desfile: 3 de março
Local: Praça do Coco
Horário: 17h até meia-noite

Veja ainda:

Blocos de rua movimentam o Carnaval de Campinas 

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74