Atualizado em 10 de março
O fotógrafo carioca Alex Ferro apresenta em Campinas a exposição de fotos “Alegoria dos Poros”, com a temática do Carnaval, reunindo registros da folia realizados ao longo de mais de duas décadas. A mostra, realizada pela Secretaria de Cultura de Campinas, foi aberta na noite do dia 27 de fevereiro, no Salão de Exposições da Estação Cultura. Ferro também participou da vernissage, que ainda teve apresentação da bateria de escola de samba do grupo Afoxé, do Ponto de Cultura Ibaô, além de roda de samba.
As fotografias em imagens vibrantes estarão dispostas em 25 painéis de 1,20m x 0,90 m. As imagens retratam a essência do Carnaval por todos os poros, da face, do corpo e da alma. “Venho desenvolvendo um projeto pessoal na avenida, na qual exploro ‘pequenos particulares’ em termos de expressão, alegria e transpiração da pele. Em outras palavras: observo e fotografo a respiração com sentimentos em brilho suado”, comenta o fotógrafo.
A mostra ficará em uma sala de exposição do saguão da Estação Cultura que foi revitalizada e poderá abrigar as exposições com mais recursos. O gesso do teto, que impedia o acesso aos trilhos, por exemplo, foi retirado. Além disso, a iluminação será valorizada para os painéis suspensos, como o desta exposição.
Sobre Alex Ferro
Alex Ferro tem mais de 25 anos de carreira, trabalhou para editoras nacionais e europeias. Dono de uma enorme sensibilidade, é um dos principais nomes da fotografia carioca. Atualmente é o fotógrafo brasileiro oficial do Comitê Olímpico Internacional (COI).
A paixão pelo Carnaval surgiu na infância, ao som da bateria dos blocos e o barulho dos instrumentos, a fanfarra metálica das cornetas e das tubas. “As figuras invadiam o meu imaginário e alimentavam as fantasias infantis. No Carnaval, pessoas comuns buscam viver a alegria e a felicidade enquanto é possível. Todos são ‘reis’, são livres”, diz o fotógrafo.
Exposição de fotografias “Alegoria dos Poros”, de Alex Ferro
Local: Estação Cultura “Antonio da Costa Santos”. Praça Floriano Peixoto, s/n, Centro – Campinas
Data: até 31 de março
Horário de visitação: de segunda-feira a sábado, das 10h às 18h; domingo, das 10h às 17h
Entrada: gratuita
Veja fotos da abertura:
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74