No final de 2013 a Nissan começou a comercializar oficialmente no Brasil o novo Sentra. Com modificações profundas no seu visual, além de muitas melhorias em sua estrutura, o novo modelo chegou com força para conquistar um lugar ao sol, no competitivo segmento de sedans médios. Avaliado aqui na versão topo de linha SL, o Sentra mostra um conjunto bastante evoluído, além de ser um carro que apresenta um excelente custo-benefício para quem busca um sedan eficiente e confortável.
Estilo
Para começar, as mudanças externas foram totais. Nada do antigo modelo foi utilizado. E nesse ponto estamos falando de um carro completamente novo. Ainda que o visual seja bem mais ousado, e alinhado com as tendências modernas, o novo Sentra ainda se apresenta como um carro “comportado”. Dessa forma, fica claro que o potencial cliente do carro, ainda é o comprador tradicional.
De qualquer forma, o carro traz um visual mais interessante. Na frente, os novos faróis trazem como principal novidade o uso de leds para a sinalização das lanternas. A Nissan perdeu a oportunidade de utilizar esses leds como luzes de posicionamento diurnas. Outro detalhe é que não está disponível a opção dos faróis de xenon no Sentra, mesmo na versão topo de linha. Na traseira, as lanternas também trazem um desenho mais moderno. O uso de leds também está presente, porém somente na iluminação do freio e das lanternas. Luzes de seta e ré continuam com lâmpadas convencionais.
Interior
Internamente, a mudança do novo Sentra é ainda mais marcante. Estamos falando de um carro completamente novo. Pra começar, o painel de instrumentos é muito mais bonito, com iluminação na cor branca. Além disso, inclui novas funções como um indicador de economia. Esse mede a forma como o motorista esta acelerando, através de uma barra de leds. O motorista consegue melhorar consideravelmente o consumo, se dirigir mantendo a essa barra sempre com o maior número de leds acessos.
O volante também traz alguns controles. Um deles é exclusivo para acessar as informações do computador de bordo. Ainda estão presentes os controles do som e controle de cruzeiro. Ainda que o Sentra ofereça controles elétricos nos vidros, apenas o do motorista conta com a função de simples toque. Porém, a Nissan deixou a desejar não oferecendo botões com retroiluminação. À noite, fica difícil encontrar o botão certo para controlar os vidros e abrir as portas.
A oferta de porta-objetos é boa. Existem porta-latas em todas as portas e entre os bancos dianteiros. Tanto o porta-luvas, como o porta-objetos entre os bancos dianteiros, são espaçosos. Os mais atentos vão observar que o Sentra não tem mais cinzeiro. No lugar, um pequeno porta-objetos com uma tomada de 12 volts.
O Sentra ainda oferece porta-óculos retrátil no teto. As luzes de leitura utilizam leds, para maior conforto. Outro recurso que ajuda são os parassois com extensores. Solução muito útil quando o sol esta batendo de lado.
Ainda que Sentra ofereça regulagem de altura do banco do motorista, a Nissan posicionou mal as alavancas de altura e ajuste do encosto. O local é de difícil acesso, quando a porta do carro esta fechada. E a mola de retorno do encosto do banco é muito fraca, obrigando o motorista ou passageiro a puxar o encosto para fazer a regulagem. Outro equipamento presente na versão topo de linha do Sentra é o espelho retrovisor eletrocrômico. Além do escurecimento automático, ele traz uma bússola com indicação digital.
O banco traseiro tem bom nível de conforto, graças ao espaço amplo para as pernas. Aliás, o Sentra esta entre os mais confortáveis da categoria. Para mais conforto tem-se um descansa-braço escamoteável com dois porta-copos. Porém, falta saída do ar-condicionado no final do console central. Nesse lugar, estão dois porta-objetos. Além disso, o cinto de segurança do banco traseiro tende a raspar no pescoço, criando certo incômodo. Ainda sim, o Sentra mostra a sua versatilidade com um porta-malas realmente amplo. No total são 503 litros para bagagens.
GPS com tela sensível
Uma grande novidade é a nova central multimedia com sistema de GPS embutido e tela sensível ao toque. Isso facilita muito sua utilização. Também aceita CDs e arquivos no formato MP3 e tem conectividade com pendrives e entrada do tipo P2, para o uso de MP3 Players com cabo. Para o máximo conforto, existe também a conectividade Bluetooth, para uso de viva-voz com celulares. Vale destacar que o mapa dessa central está num cartão do tipo SD Card que pode ser facilmente retirado. Assim, uma futura atualização de mapas é bem mais fácil de ser realizada. Essa central incluiu a câmera de ré. Além dos detectores de obstáculo, o motorista consegue ver o que tem atrás do carro, durante a manobra.
Outro recurso presente é o sistema de chave presencial. Com ela, é possível entrar no carro e dar a partida sem tirar a chave do bolso. Para isso, a pessoa que esta com a chave, só precisa pressionar um botão na maçaneta do carro para destrancar o veículo. E com a chave no interior do carro, basta pressionar um botão no console para dar a partida (com o pedal de freio pressionado). Porém, não existe um lugar para deixar a chave dentro do carro. Faltou um suporte, para quem ainda prefere colocar a chave no carro.
Outro equipamento que marca presença no Sentra é o ar-condicionado que traz ajuste digital e automático, com dupla zona. Assim, duas pessoas na frente podem ter temperaturas diferentes, para maior conforto.
Motor e câmbio CVT
O Sentra SL esta equipado com um motor flex 2,0 litros – 16 válvulas. Um detalhe muito interessante é que esse motor utiliza a tecnologia flexstart. Não é necessário o uso do tanquinho adicional para a gasolina de partida. O sistema preaquece o etanol, em baixas temperaturas e garante uma partida sempre instantânea e segura. A potência máxima desse motor é de 140 cavalos (tanto no etanol, quanto na gasolia). Já o torque máximo é de 20 kgfm. Porém esse torque só e atingido com 4.800 rpm. Isso faz com que o cliente precisa acelerar mais o carro, para conseguir um desempenho melhor.
Mas esse problema é amenizado pelo câmbio que usa sistema CVT. Essa tecnologia que oferece relações de marchas infinitas, permite ao câmbio escolher sempre o melhor regime de rotação para o motor. Dessa forma, além de não existir qualquer tranco nas acelerações (pois nunca existem trocas de marcha), o conjunto é incrivelmente confortável para a condução do carro.
Com esse conjunto de motor e câmbio, o Sentra entrega um desempenho apenas regular. A velocidade máxima é de 186 km/h, com aceleração de 0 à 100 km/h em 11 segundos. Na estrada, a média de consumo apresenta-se dentro da média da categoria. Andando à 120 km/h com ar-condicionado ligado, a média de consumo é de 9 km/l com etanol e 12 km/l com gasolina.
Dirigibilidade
Entretanto o Sentra é um carro realmente confortável para ser dirigido. Além de não existir trancos, pois não existe troca de marcha, a suspensão completa o conjunto com suavidade. A direção vem assistência elétrica. Isso permite realizar manobras com menos esforço, pois o volante é muito mais leve, que a maioria dos carros equipados com direção hidráulica.
A versão SL vem equipada com rodas de liga leve 17 polegadas e pneus nas medidas 205/50. Vale destacar que o estepe, ainda que possa ser utilizado como pneu normal, vem com roda de ferro preta. Ainda na versão SL, encontra-se o teto-solar, com acionamento elétrico. Ainda que o carro esteja equipado com freios com ABS e seis air-bags (dianteiros, laterias e de cabeça), o Sentra não oferece o programa de estabilidade eletrônico (oferecido por alguns concorrentes).
O preço sugerido é de R$ 73 mil. Não existem opcionais nessa versão. O carro vem com 3 anos de garantia sem limite de quilometragem, e revisões com preços fixos.
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