Carnaval 2014

Emoção marca o desfile do bloco Nem Sangue Nem Areia

23 de fevereiro de 2014

Emoção! Este foi o sentimento que predominou no desfile do bloco Nem Sangue Nem Areia pelas ruas da Vila Industrial, em Campinas, no último domingo (23).

Com o enredo “Alegria é Coisa Séria!”, que homenageou o músico e produtor cultural Helder Bittencourt _um dos responsáveis pelo retorno do bloco ao Carnaval da cidade e que morreu em dezembro de 2013_, a festa teve a participação especial do Rei Momo, da Rainha e princesas do Carnaval campineiro, da Bateria Alcalina e trouxe um boneco gigante que representou o homenageado, feito pelo artista Gustavo Alex, da Oficina dos Bonecos Gigantes de Olinda (PE), por meio de uma parceria articulada pelo artista plástico de Campinas Agostinho Gomes. Desta forma, a organização levou o sambista para as ruas da Vila Industrial. Afinal, “o sambista não morre, se transforma em alegoria!”, como definiu Gomes.

O músico Carlos Kbelo comandou a abertura da festa em cima de um trio elétrico, e, em seguida, a cantora Tatiana Rocha e os compositores Leandro RP e Samuel Bussunda, puxaram o samba vencedor de 2014, “Amigo Helder”, embalando os foliões ao longo do desfile.

Este foi o sexto ano consecutivo que o bloco saiu pelas ruas da Vila Industrial, após o retorno ao Carnaval de Campinas.

História

Entre as décadas de 1940 e 1970, as ruas da Vila Industrial serviam como cenário para o desfile de um dos mais tradicionais blocos da história da cidade no Carnaval, o Nem Sangue Nem Areia, uma referência ao filme “Sangue e Areia”, estrelado pelo galã Tyrone Power.

A inspiração veio tanto pela influência da produção hollywoodiana quanto pelo fato da Vila Industrial ser um bairro que abrigava matadouros e curtumes, o que fazia com que a passagem de rebanhos de gado pelo bairro fosse uma cena comum. 

Já transformado em escola de samba, o Nem Sangue Nem Areia fez seu último desfile em 1976, e retomou suas atividades em 2009, quando voltou a ser uma referência do Carnaval de rua da Vila Industrial e de Campinas.

Confira as fotos de Pedro Soares Neto: 

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74