O bloco Unidos do Candinho, composto por usuários, familiares e funcionários do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, além da comunidade, faz o seu 21º desfile de Carnaval pelas ruas de Sousas, em Campinas, no sábado (22). A concentração começa às 13h, no Cândido Ferreira, e a saída para a praça Beira Rio, no distrito, está prevista para às 15h e a festa deve se estender até por volta das 20h.
Este ano, o Unidos do Candinho sai com o tema “Arte e Resistência”. O samba enredo foi composto em parceria por Ismael Masa, Éverson Estevan, Nilton Lisboa, Vilson Campos, Giovani Tessari, Gilvan Gomes e Chico de Oliveira, que venceram o concurso aberto pela instituição. A gravação do enredo foi realizada pelo Coletivo da Música, projeto que desenvolve atividades musicais na Rede de Saúde Mental de Campinas. A bateria do Unidos do Candinho é composta por esse Coletivo, que terá como mestre de bateria em 2014 o músico Bruno Sotil.
No dia do desfile, cerca de 60 usuários e funcionários de diversos serviços da Rede de Saúde Mental prometem mostrar o resultado destas oficinas, tocando surdos, caixas, tamborins e chocalhos. A bateria receberá também a participação do bloco Dic Bloco Você É e União Altaneira.
Além do concurso para escolher o samba enredo, também foi aberto para a arte da camiseta, e a vencedora foi Terezinha Rodrigues da Silva Pott, do Caps Ad Reviver, que batizou sua criação como “Abapuru foi ao rodeio”.
O desfile da 21ª Edição do Bloco do Candinho conta com cerca de 200 fantasias que foram doadas ao longo dos anos por escolas de samba e diversos foliões de Campinas e região. Para que fossem feitos os últimos ajustes das indumentárias, o Ponto de Cultura Maluco Beleza se transformou em um verdadeiro ateliê, contando com uma costureira diariamente.O bloco espera reunir cerca de 1000 pessoas.
Desde 1993, o Unidos do Candinho une a alegria e tradição das marchinhas de Carnaval com a inserção social de pessoas com deficiência e transtornos mentais.
Trajeto do desfile
O desfile sairá às 15h do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, em Sousas, e seguirá pela Rua Cabo Oscar Rossini (altura da Praça Carlos Sevá), pegando a Avenida Isabelita Vieira (altura do Banco Itaú) e seguindo até a Praça Beira Rio.
Samba enredo:
“Arte e Resistência”
Letra e música: Ismael Masa, Éverson Estevan, Nilton Lisboa, Vilson Campos, Giovani Tessari, Givan Gomes e Chico de Oliveira
Olha que loucura!
O remédio hoje é a escultura
Olha que beleza!
A terapia hoje é a natureza
Ha mais de vinte anos
começamos a lutar
uma luta tão inglória
pra loucura libertar
E depois de tanto tempo
conseguimos transformar
E o Bloco do Candinho
Na avenida vem mostrar
Olha que loucura!
O remédio hoje é a escultura
Olha que beleza!
A terapia hoje é a natureza
Nós agora temos Caps
Pra nossa vida melhorar
Temos Centros de Convivência
Onde podemos conversar
Sobre cidadania
Nosso direito a se tratar
E poder voltar pra casa
Onde é nosso lugar!
Olha que loucura!
O remédio hoje é a escultura
Olha que beleza!
A terapia hoje é a natureza
Desfile do bloco Unidos do Candinho
Local: Hospital Cândido Ferreira. R. Antonio Prado, 430, Sousas – Campinas
Data: 22 de fevereiro
Horário: concentração a partir das 13h. Saída prevista para 15h
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74