Carros

Novo Renault Logan

11 de novembro de 2013

Quando chegou ao Brasil em 2007, o Renault Logan inovou com a proposta de ser um sedan compacto acessível, muito funcional e econômico, que visava atender o cliente “racional”. Assim, o modelo quebrou paradigmas mostrando que é possível um produto oferecer amplo espaço interno, robustez mecânica, baixo custo de manutenção e três anos de garantia sem precisar que se pague a mais por isso. Mas o carro tinha um grave problema: a grande maioria dizia que era “feio”. Alguns o caracterizam como horrível mesmo.

Agora, na segunda geração e já na linha 2014, a Renault parece ter feito mesmo a “lição de casa” no Novo Logan. Mantendo as características que o consagraram, a nova geração chega com a nova identidade mundial da marca. Ou seja, um carro muito bonito.

Com linhas arredondadas, em todos os ângulos, o Novo Logan está mais sofisticado e segue a estratégia de design da Renault lançada em 2010. Trata-se de uma ideia construída em torno da noção do ciclo de vida. Cada um dos cinco carros-conceito (DeZir, Captur, Frendzy, R-Space e Twin’Z) apresentam um aspecto deste ciclo, ou seja: quando as pessoas se apaixonam, descobrem o mundo, formam uma família, trabalham, têm momentos de lazer e adquirem sabedoria. E foi assim que a nova identidade visual começou a chegar aos carros de série.

E se por fora o Logan ficou indiscutivelmente mais bonito, o interior também acompanhou essa evolução com várias melhorias. Uma delas está na inclusão do sistema Media NAV 1.2. Mas a nova geração ainda contemplou mais conteúdo para o carro, como: ar-condicionado automático, controle de cruzeiro que inclui limitador de velocidade, sensor de estacionamento traseiro e indicador de trocas de marchas.

Nova identidade visual da Renault

A mudança foi radical no Novo Logan. Na dianteira, tudo novo com formas mais arredondadas. Visto de frente, o sedan ganhou um para-choque mais encorpado e envolvente. O conjunto óptico traz na mesma peça, faróis de duplos refletores e luzes indicativas de direção. Na grade frontal, o símbolo da Renault tem mais evidência. O capô recebeu dois frisos que descem em direção a cada um dos faróis.

A traseira é marcada por lanternas que avançam sobre as laterais do veículo com elementos geométricos que realçam as luzes de ré e de freio. A tampa do porta-malas é caracterizada ainda por um vinco na horizontal que dá a impressão de tratar-se de um aerofólio.

Nova plataforma

Muito mais que mudanças estéticas, o Novo Logan evolui em sua base. Ainda que seja uma evolução da plataforma anterior, ele traz mudanças consideráveis na carroceria, conjunto de suspensões, direção, freios e sistema elétrico. A bitola dianteira, por exemplo, aumentou 27 mm e a traseira está 19 mm maior. A direção ganhou nova assistência variável. A Renault fala em 72% de peças completamente novas em relação ao antigo Logan.

O carro também cresceu um pouco. O Novo Logan tem como principal vantagem às generosas medidas. São 2,63m no entre-eixos, 4,35 m de comprimento, 1,73 m de largura (sem retrovisores) e 1,52 m de altura. Além disso, são generosos 510 litros no porta-malas. Aliás, o porta-malas só não é melhor porque a Renault “economizou” nas dobradiças do porta-malas que invadem o espaço, quando se fecha. Se fossem pantográficas, o porta-malas seria ainda mais amplo.

Mais sofisticado no interior

O interior também traz muitas mudanças. Pra começar, nota-se o uso de novos materiais, e acabamento mais aprimorado. O painel totalmente novo, tem visual mais moderno e é feito com material mais agradável ao toque. O volante de três raios (na versão Dynamique) pode vir com os comandos do controle de cruzeiro e limitador de velocidade.

O quadro de instrumentos tem iluminação na cor branca. São três mostradores divididos em: conta-giros e velocímetro analógicos e um mostrador digital, que engloba indicador do nível de combustível, temperatura do motor e computador de bordo multifunções. Esse último oferece as seguintes funções: consumo médio e instantâneo, autonomia, combustível consumido em litros e velocidade média.

Assim como já acontece no Clio e no Fluence GT, o Novo Logan também passa a contar com o indicador de troca de marcha. Equipamento especialmente útil para auxiliar o motorista numa condução mais econômica.

No centro do painel ficam agrupados o equipamento de som e os comandos de climatização. Opcionalmente, na versão Dynamique, o Novo Logan oferece ar-condicionado automático, item inédito no segmento, com um seletor da temperatura de fácil manuseio.

O Novo Logan contam também com ajustes de altura do assento do motorista e da coluna de direção (não tem o de profundidade).

Os bancos também mudaram. Na versão Dynamique eles utilizam uma a nova tecnologia CCT (Cover Carving Technology), que apresenta espumas mais espessas, com formato que “abraça” o corpo, garantindo mais conforto e ergonomia.

O porta-malas e a tampa do tanque do combustível, agora, podem ser abertos internamente. Com isso não é mais necessário entregar a chave do carro para o frentista.

Outra melhoria aconteceu na oferta de porta-objetos. São de 8 a 11 porta-objetos, conforme a versão. Nas laterais das portas dianteiras e traseiras estão porta-mapas e porta-garrafas. Os compartimentos dianteiros comportam recipientes de até 1,5 litro. O porta-luvas também é grande com capacidade de 5,7 litros. Existem alguns porta-latas no console central (logo à frente da alavanca de câmbio), e entre os bancos do motorista e do passageiro.

Outra novidade nesta nova geração é o encosto rebatível do banco traseiro, o que aumenta a versatilidade de uso do espaço interno. Na versão Dynamique, o banco é rebatível bipartido (1/3 e 2/3) e na versão Expression é 1/1. Apenas na versão Dynamique, o novo Logan traz luzes indicadoras de direção incorporadas aos retrovisores.

Renato Sanches, gerente de vendas da Renault Concorde, afirma que a primeira impressão que teve do Novo Logan é a melhor possível: “Agora sim ficou bonito!!!”. A maior reclamação que se ouvia dentro da loja era a de que era muito feio. Agora, o que era “defeito” virou mais um argumento de venda.

Novo Media NAV 1.2

Apresentado inicialmente no Duster, agora o Media NAV também está disponível no Novo Logan, porém com uma evolução. Agora na versão 1.2, ele incorpora as funções Eco-Coaching e Eco-Scoring, além de incluir os mostradores do ar-condicionado automático (na versão topo de linha).

Esse Media NAV 1.2 é uma evolução do sistema lançado em 2012. Ele continua com tela touch screen de 7 polegadas integrada ao painel com as funções GPS, conexão Bluetooth (tanto para viva-voz, quanto música) e rádio. E que agora ganha as funções Eco-Scoring e Eco-Coaching.

A função Eco-Scoring avalia a condução do motorista ao final de um percurso, levando em conta o momento certo para a troca de marchas, a regularidade da velocidade, o consumo e a quilometragem percorrida. Junto com o Eco-Scoring, está o Eco-Coaching, que dá uma série de dicas para o condutor dirigir de modo mais econômico e ecológico.

O Media NAV 1.2 também já inclui o GPS. Um detalhe interessante é o fato de permitir programar e salvar a rota, enquanto o mapa é mostrado na tela. O sistema fornece a hora programada para chegada ao destino, a distância a percorrer, a velocidade média e outras informações. Essa central ainda conta com entradas P2 e USB. Para maior conforto, conta ainda com comando satélite na coluna de direção que permite trocar de música, atender chamadas e mudar as estações do rádio. Vale destacar que o Media Nav é sempre um opcional com valor de R$ 900.

Segundo Sanches, o Media Nav já é equipamento sensacional. Trata-se de uma tendência do mercado. Portanto, nada mais justo ser inserido no Novo Logal. E certamente a função Eco-Scoring e Eco-Coaching chega para agregar mais valor nesse opcional.

Dois Motores

Os motores fazem parte das poucas coisas que não mudaram no Novo Logan. São eles o 1.0 litro – 16V Hi-Power, que também equipa o Novo Clio com nota “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, e o 1.6 litro – 8V Hi-Power, adotado na linha em agosto de 2012.

Nas versões Authentique e Expression está o motor 1.0 – 16V Hi-Power. Esse motor chega a 80 cv (com etanol no tanque) e 77 cv (abastecido com gasolina). No ciclo urbano, faz 8,1 km/l (etanol) e 11,9 km/l (gasolina). E na estrada, a média de consumo fica em 9,2 km/l (gasolina) e 13,4 km/l (etanol). Assim, o Novo Logan recebe nota “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.

A outra opção de motor é o 1.6 litro – 8V Hi-Power. São 106 cv com etanol e 98 cv com gasolina. Segundo a Renault, 85% do torque já estão disponíveis a 1.500 rpm, o que significa arrancadas e retomadas mais ágeis.

Segurança

O Novo Logan sai de fábrica, em todas as versões, com airbag de série para motorista e passageiro. Também é de série o sistema ABS, com distribuidor eletrônico de força de frenagem (EBD). Outro equipamento é o sistema CAR, que trava automaticamente as portas do veículo quando este alcança 6 km/h.

Linha de acessórios

Juntamente com o Novo Logan está chegando ao mercado uma linha completa de acessórios, desenvolvida exclusivamente para o modelo. A lista inclui itens como alarme, engate traseiro, faróis de neblina, ponteira de escapamento cromada, rodas em liga leve de 15 polegadas, sensor de estacionamento traseiro e gama de rádios CD/MP3.

Um dos destaques é o Kit Sport, que é composto por saias laterais, spoiler dianteiro, spoiler traseiro e aerofólio na tampa traseira. Além de personalizar o Novo Logan, o cliente que instala qualquer um dos itens da linha de acessórios original mantém inalterados todos os benefícios da garantia do veículo, que é de três anos.

O gerente da Renault Concorde comenta: Acessórios são muito importantes em qualquer veículo. Minha dica é: prefira os originais, fornecidos pelas concessionárias no momento da compra para não ter problema. Pois se acontecer alguma coisa no mercado paralelo, e ocasionar algum problema, o cliente perde a garantia de 3 anos. Isso não é conversa, é fato! Outro fato relevante, é que o cliente do Logan sempre quis mudar o visual de carro de tiozão, para um carro mais moderno. Assim, os acessórios podem dar uma grande ajuda para um visual mais jovem.

Versões e equipamentos

O Novo Logan chega ao mercado em quatro versões: três de acabamento e duas de motorização. São elas:

Authentique 1.0 16V Hi-Power: airbag duplo, freios ABS + EBD, rodas 15 polegadas, retrovisor com regulagem interna manual, para-sol com espelho cortesia, aberturas internas do porta-malas e reservatório de combustível. Os opcionais são direção hidráulica e ar-condicionado. Essa opção começa com R$ 28,9 mil e vai até R$ 34,5 mil com todos os opcionais

Expression 1.0 e 1.6: os mesmos equipamentos da versão Authentique mais ar-condicionado (apenas no 1.6 – 8V), direção hidráulica, rádio CD com USB + Bluetooth, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas das portas, alarme perimétrico, computador de bordo, banco traseiro rebatível 1/1, ar quente e desembaçador traseiro. Opcionais: ar-condicionado (1.0 16V Hi-Power), Media NAV 1.2 e sensor de estacionamento. O Expression 1.0 inicia em R$ 33,4 mil e vai até 37,9 mil com todos opcionais. Já o Expression 1.6 inicia em R$39,4 mil e sobe para R$ 41,3 mil com todos opcionais.

Dynamique 1.6 8V Hi-Power: bancos com tecnologia CCT, rodas 15 polegadas em liga leve, faróis auxiliares, vidros elétricos traseiros, controle de cruzeiro com limitador de velocidade, luzes indicadoras de direção nos retrovisores, comando elétrico dos retrovisores laterias, banco rebatível 1/3 e 2/3 e volante revestido em couro. Opcionais: Media NAV 1.2, sensor de temperatura externa, ar-condicionado automático e sensor de estacionamento. Essa começa em R$ 42,1 mil, indo até R$ 44,2 mil com todos os equipamentos.

Menor custo

A Renault também buscou facilitar o processo de financiamento do carro. Assim a empresa, junto com a RCI Brasil, já oferece dois planos de financiamento prontos. O plano Conquista destina-se a clientes que possuem um veículo do mesmo segmento, com uma média de 3 anos (o período típico para a troca de automóvel). Com uma entrada de 60% no financiamento, o restante é financiado em 36 meses com taxa de 0,69%.

Para clientes que possuem um veículo da categoria popular, mas que queiram ascender ao segmento de sedans existe o plano Acessibilidade. Neste plano, a entrada é de 25%, sendo o financiamento em de 72 meses, com taxa de 1,24%. O Novo Logan continua com garantia de 3 anos de fábrica ou 100 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro.

Segundo a Renault, manter o Novo Logan em dia custará menos de R$ 1 por dia, dividindo-se o custo total do programa de manutenção pelo número de dias dos três anos de garantia. Isso significa dizer que o custo de manutenção ao fim de três anos das versões 1.0 16V e 1.6 8V fica, em média, R$ 950 e R$ 995, respetivamente. Ou seja, o Novo Logan terá um dos custos de revisões mais baixo da sua categoria.

A rede de concessionárias também oferece as vantagens do programa “Revisão com Preço Fechado” e do “Pacote de Preço Fechado”, que reúne os principais itens de desgaste e manutenção. Esses dois serviços permitem aos clientes saberem de forma antecipada quanto gastarão para a realização de reparos, já que os preços sugeridos dos dois pacotes incluem os valores de peças e mão de obra.

Também no custo de reparabilidade, o Novo Logan apresenta valores baixos para algumas peças com maior incidência de troca pelos clientes. Por exemplo, um para-choque dianteiro tem preço sugerido de R$ 390, contra R$ 548 do Logan 2013.

O proprietário do Novo Logan também tem à disposição o Renault Assistance, um serviço de assistência técnica e de socorro mecânico, com atendimento 24 horas. O Renault Assistance providencia um técnico para realizar pequenos reparos no local e, nos casos em que não for possível o reparo, a remoção do automóvel para a concessionária mais próxima. O serviço é oferecido gratuitamente por 24 meses.

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