Carros

Honda Civic LXR

4 de novembro de 2013

No início de 2013, a A Honda Automóveis apresentou os modelos 2014 do seu sedan Civic. Como já havia sido antecipado no salão do automóvel de 2012, as mudanças ficaram por conta de uma nova opção de motor e alguns ajustes nas versões disponíveis no mercado. A grande novidade ficou por conta da inclusão de um motor 2,0 litros mais potente, na família Civic.

Com a chegada do motor 2.0 litros, a linha Civic 2014, ficou com apenas com 3 versões, sendo: as recentes LXR e EXR, com motor 2.0 litros, e a versão de entrada LXS, que mantém o motor 1.8 litro. É importante destacar que a linha 2014 do Civic, não trouxe mudanças estéticas. E nessa avaliação, trazemos a versão LXR, que corresponde ao maior mix de vendas da família Civic.

Quando comparada a gama antiga do Civic, a atual LXR substitui de uma só vez, a antiga LXL e parte da LXS. O objetivo aqui é entregar um carro com foco no custo-benefício. Assim, o LXR é um carro que já vem de fábrica com Ar-condicionado automáico e digital, Acendimento automático dos faróis baixos – sensor crepuscular, Revestimento dos bancos e forração das portas em couro e Vidros elétricos com função simples toque para abertura/fechamento automático e sistema antiesmagamento. Ou seja, já inclui aqueles principais itens de conforto e comodidade procurados num sedan médio. Mas a versão LXR ainda inclui mais outros itens.

Motor 2 litros

O novo motor 2,0 litros do Civic é na verdade uma evolução do motor antigo do Honda CR-V. Essa nova geração do motor 2,0 litros. Esse novo motor 2.0 – 16 valvulas batizado de SOHC i-VTEC FLEX vem equipado com injeção multiponto. Sua potência máxima chega à 155 cavalos de potência quando abastecido com etanol e 150 cavalos com gasolina. Esse é um ganho interessante, quando comparado ao motor 1,8 litro flex que fornece 140/139 cv, respectivamente. Um fato curioso é que esse motor só esta disponível com câmbio automático de cinco marchas. Quem quiser o câmbio manual, só terá a opção LXS com o antigo motor 1,8 litro.

A versão LXR, além de equipada com transmissão automática de cinco marchas, traz ainda o paddle-shift, que proporciona trocas manuais sem a necessidade de tirar as mãos do volante. Isso é bem interessante para as pessoas que querem fazer um uso mais esportivo do carro. Ou ainda, muito útil em estradas de serra, onde trocas de marcha, são mais necessárias em ultrapassagens.

Sistema Flex One

Mas o novo motor 2,0 litros traz uma importante novidade, além do aumento de potência. Trata-se do sistema batizado por Flex One. Este dispensa o subtanque para partida a frio. Ou seja, deixa de existir o tanquinho de gasolina, para partidas quando o carro esta abastecido apenas com etanol.

A “mágica” é relativamente simples de entender. Mesmo com temperatura muito baixa (inferior a 15 graus), e apenas etanol no tanque, o sistema de injeção do Civic, consegue pré-aquecer o combustível, antes dele chegar ao cilindro do motor. Assim, um conjunto de aquecedores (um tipo de vela resistiva) entra em ação diretamente na linha de combustível tornando a temperatura, ideal para compor uma mistura ar/combustível pronta para entrar em combustão imediata. E a grande sacada da Honda, foi fazer esse sistema entrar em funcionamento, logo no momento que o usuário destranca o carro, pelo controle da chave que destrava as portas. Em alguns outros carros no mercado brasileiro que também na possuem o tanquinho de gasolina, o aquecimento do combustível só é feito ou no momento da partida da chave, ou quando o motorista abre a porta do carro. No Civic, isso acontece bem antes, tornando a partida mais rápida, nas situações de baixa temperatura.

Equipamentos

O Civic LXR ainda conta com mais equipamentos, como faróis auxiliares dianteiros. Nessa versão, o revestimento do porta-malas também passou por alterações, ganhando um forro especial. Também existe um acabamento nas alças do porta-malas.

Outro equipamento presente e o rádio com tecnologia do Bluetooth. Isso permite ao motorista atender chamadas sem a necessidade de manuseio do celular. Também possibilita a reprodução de músicas direto do celular, sem o uso de fios. Para os mais tradicionais, a rádio também oferece entrada tipo USB para pen-drive e conexão tipo P2 para o uso de MP3 Player com fio.

Continua presente no LXR a Função ECON com “Eco Assist”. Trata-se de um indicador que auxilia no consumo de combustível. Quando o motorista dirige de forma mais econômica, o mostrador fica verde. Em condução norm, a cor é azul escura. E com a função ECON ativada pelo botão do painel, o pedal do acelerador do carro fica menos sensível, ajudando na economia de combustível.

O Civic LXR conta também com a Central de informações i-MID (Intelligent Multi-Information Display). Essa é uma tela de LCD de 5 polegas, cujos controles ficam no volante do carro. Através dela, o motorista pode controlar o sistema de áudio, ver informações do celular, acessar o computador de bordo e ainda receber avisos como “pouco combustível” no tanque. Ela serve também para exibir as imagens da câmera de ré, em uma manobra de estacionamento. Outra novidade é a chave tipo canivete. Todas as versões do Civic trazem freios a disco nas quatro rodas, ABS (Anti-lock Braking System), e EBD (Electronic Brake Distribution), além de duplo air-bag frontal.

Dirigibilidade

Ainda que a Honda não assuma publicamente, a estratégia do novo motor vem para resolver uma questão delicada. Nas antigas versões equipadas com motor 1,8 litro, os modelos topo de linha equipados com câmbio automático de 5 marchas, tinham um desempenho visivelmente inferior as versões mais básicas equipadas com câmbio manual de cinco marchas. E as versões básicas, não apresentam uma economia tão expressiva de combustível assim.

Com a chegada da linha 2014, a Honda resolveu esses problemas. O aumento de potência nas versões LXR e EXR, deixaram elas praticamente equiparadas no quesito “performance”, com a versão LXS com câmbio manual. Além disso, a Honda aproxima o seu sedan de vários outros concorrentes diretos que já estavam equipados com motores 2,0 litros como: Toyota Corolla e VW Jetta.

Desempenho

Sob o aspecto de consumo, o Civic LXR recebe etiquetagem B pelo Inmetro. O consumo médio informado, na cidade, é de 6,5 / 9,4 km/l (etanol/gasolina). E na estrada sobe para 9,2/ 12,8 km/l. A Honda não informa velocidade máxima nem aceleração de 0 à 100 km/h. Porém essa versão do Civic, consegue passar dos 190 km/h.

É importante observar que o novo motor 2,0 litros apresenta um ganho pequeno em relação ao 1,8 litro. A mudança é melhor percebida pelos clientes que usam o carro na estrada e carregado. Esses vão notar um Civic mais disposto, principalmente em retomadas. Já no uso urbano, apenas os mais atentos e detalhistas conseguiram notar uma pequena melhora no torque, ou seja, na arrancada do carro.

De resto, o Civic permanece inalterado em relação ao modelo anterior. Tipicamente, é um carro com uma suspensão que tende a ser mais firme que macia. Tem uma condução bastante “justa”. E por isso, acaba atraindo um público um pouco mais jovem, quando comparado ao principal concorrente Toyota Corolla. Também é um carro que se destaca pela excelente qualidade de construção e acabamento interno. Um dos trunfos do Civic é o interior bem desenhado, com grande oferta de porta-objetos e boa ergonomia.

O preço sugerido do Civic LXR 2014 é de 75 mil. O carro esta disponível nas cores Prata Global, Preto Cristal, Cinza Iridium, Cinza Paladium e Branco Taffetá.

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74