Fotos - créditos: Acervo pessoal; Weslei Soares; Acervo Pessoal; Acervo Pesoal.
O Sesc Campinas preparou uma programação intensa para celebrar o Carnaval 2026, unindo música, criação e convivência entre os dias 13 e 19 de fevereiro. Com atividades gratuitas e para todas as idades, a unidade recebe atrações que vão desde o axé dos anos 1990 até o experimentalismo erudito. O público poderá conferir shows no Jardim do Galpão e participar de oficinas manuais, explorando ritmos como samba, frevo e carimbó em um ambiente planejado para o encontro de diferentes gerações.
As apresentações musicais são o grande destaque do período carnavalesco. No sábado (14/02), Carla Maués revive a era de ouro do axé music, seguida pela Banda L’adicá no domingo (15/02). Na segunda-feira de Carnaval (16/02), Aninha Barros comanda o projeto “Samba d’Aninha”, enquanto na terça-feira (17/02), Tata Alves e Rodrigo Régis encerram a folia com o show “Carnaval Dos Quatro Cantos”. Todas as apresentações musicais ocorrem às 15h30, com entrada gratuita e livre para todos os públicos.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação cultural.
Além da folia, a unidade oferece o concerto “De Moacir a Koellreutter” na quinta-feira (19/02), às 20h, no Teatro. O projeto, protagonizado por Sérgio Villafranca, Lívio Tragtenberg e Henri Daio Koisas, celebra os 110 anos de Hans-Joachim Koellreutter, explorando a conexão entre a música popular, erudita e experimental. Para esta atividade, a classificação etária é de 16 anos e os ingressos devem ser retirados com duas horas de antecedência.
A interação direta com o público começa já na sexta-feira (13/02), com a intervenção “Folia de Todo Tipo” do Grupo Último Tipo, promovendo improvisos e memórias das festas populares. Durante todo o feriado, a Sala 1 recebe oficinas carnavalescas para a confecção de adereços. Outro destaque é a oficina “Cabeçudo de Papelão”, inspirada nos blocos do nordeste paraense, que acontece no Espaço de Tecnologias e Artes nos dias 14 e 15 de fevereiro.
Durante o Carnaval, a Unidade do Sesc Campinas funcionará normalmente na segunda-feira (16/02) e permanecerá fechada na quarta-feira de cinzas (18/02). As atividades no Jardim do Galpão são abertas e não demandam retirada de ingressos, enquanto as oficinas e o concerto no teatro possuem capacidade limitada.
Com Grupo Último Tipo. Show de ritmos tradicionais, criado para celebrar a alegria e a memória das festas populares. Com muita interação, irreverência e improviso, o repertório se adapta ao público, proporcionando diversão, nostalgia e participação de todos, estimulando lembranças, canto, dança e momentos de confraternização cheios de energia e afeto.
Divirta-se confeccionando seu adereço de carnaval com diferentes materiais e saia pronto para a folia.
Carla Maués revive os maiores sucessos do axé music dos anos 1990, uma era dourada marcada por coreografias inesquecíveis, trios elétricos pulsantes e uma energia que conquistou o país de norte a sul.
Com Sergio Segal educador em tecnologias e artes. Que tal construir uma fantasia inspirada nos tradicionais blocos de carnaval do nordeste paraense? Com a ajuda de Sergio Segal, você e sua família podem construir seu próprio cabeçudo de papelão para brincar o carnaval.
A L’adicá busca fazer de seus shows uma celebração a vida com o uma seleção de axé 90 e outros gêneros vivazes de nossa tradição carnavalesca.
Divirta-se confeccionando seu adereço de carnaval com diferentes materiais e saia pronto para a folia.
Com mais de 30 anos dedicados à música popular brasileira, Aninha Barros apresenta seu novo espetáculo de Carnaval: um mergulho nas cores, ritmos e afetos do Brasil.
Divirta-se confeccionando seu adereço de carnaval com diferentes materiais e saia pronto para a folia.
Uma viagem musical pelos carnavais dos quatro cantos do país. No repertório, marchinhas tradicionais se misturam a clássicos do carnaval da Bahia, frevos pernambucanos, blocos de São Luiz do Paraitinga, carimbós e lambadas paraenses.
Divirta-se confeccionando seu adereço de carnaval com diferentes materiais e saia pronto para a folia.
O projeto celebra os 110 anos de Hans-Joachim Koellreutter, homenageando sua contribuição revolucionária para a música brasileira e sua influência sobre Moacir Santos. O concerto propõe uma experiência sonora única, explorando as conexões entre o popular, o erudito e o experimental.
* Programação sujeita a alterações, consulte os organizadores sempre que possível.
Newsletter:
© 2010-2026 Todos os direitos reservados - por Ideia74