Cultura

Dos palcos campineiros para o Carnaval de rua: grupo Galos de Briga comemora uma década de história

30 de janeiro de 2026

Em meio à efervescência cultural e à cena musical independente de Campinas, o grupo Galos de Briga acaba de completar 10 anos de trajetória. E neste início de 2026, além dos palcos, também cumpre agenda no Carnaval de rua.

No dia 30 de janeiro, comanda a festa de lançamento do samba-enredo do tradicional bloco campineiro Nem Sangue Nem Areia, que celebra 80 anos, e também será uma das atrações na abertura do desfile do bloco no dia 8 de fevereiro, nas ruas da Vila Industrial.

👉 Mais música? Acesse nossa seção Cultura.

Ao longo da década, o grupo vem se destacando na programação de eventos e festas locais e regionais, conquistando espaço junto ao público em apresentações que valorizam a MPB.

O nome, aliás, remete a um dos marcos da música brasileira: o álbum “Galos de Briga” (1976), de João Bosco, considerado um clássico da MPB pela profundidade de suas composições e colaboração histórica com o letrista Aldir Blanc, embora a banda de Campinas tenha identidade própria e atuação independente dessa obra.

Mais sobre a banda

Foto – crédito: Daniel Martins / divulgação

Fundada em 2015 em Campinas, a Galos de Briga tem direção do compositor, músico e intérprete Fabinho Azevedo. Ele explica que o grupo faz uma leitura contemporânea de clássicos, ao mesmo tempo em que imprime sua identidade. O repertório dialoga com a música brasileira em sua raiz, mesclando samba, funk brasileiro e elementos urbanos, como a vertente do samba-funk com arranjos de metais e muito groove, criando uma sonoridade pulsante, dançante e atual.

“É um projeto que valoriza a memória musical do país e a reinventa para novos públicos”, explica Azevedo, que imprime uma interpretação vigorosa no vocal e guitarra/violão, aliada aos arranjos marcantes do grupo, formado ainda por Buiu Batera (bateria), Juninho Santana (percussão), Eric Almeida (saxofone) e Pedro Mortinho (cavaco).

“A proposta não é só o ‘Especial do João Bosco’, que já acontece desde 2015, mas também inclui outros artistas consagrados, mostrando nossa versatilidade tanto de repertório quanto de execuções com personalidade própria”, complementa. “Também já fizemos dois especiais de Lenine”, diz.

O músico conta ainda que entre as novidades de 2026 está o “Especial Seu Jorge”, segundo ele já em estudo e ensaios. Além disso, no pós-Carnaval, a banda vai lançar seu primeiro single, “Minha Matilha”, composição também de Fabinho Azevedo, durante o show “Especial João Bosco”, em abril, no Alma Campinas.

Assim, o grupo segue investindo em apresentações ao vivo, repertório autoral e presença constante em eventos e bares pela cidade.

Para saber mais e acompanhar a agenda de shows, acesse no Instagram: @grupogalosdebriga.

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2026 Todos os direitos reservados - por Ideia74