Os trajetos dos desfiles dos blocos de Campinas no Carnaval serão monitorados este ano, e os foliões poderão acompanhar em tempo real.
A ferramenta está disponível na página oficial da Prefeitura de Campinas dedicada ao Carnaval 2026 e, de acordo com a administração municipal, foi desenvolvida para orientar os foliões ao longo dos desfiles. A página é responsiva e pode ser acessada por dispositivos como celulares, tablets e computadores.
Confira a programação do Carnaval 2026 em Campinas.
“Estamos usando a tecnologia para organizar melhor o Carnaval, garantir mais segurança e facilitar a vida de quem quer curtir a festa. Com o monitoramento em tempo real, o folião sabe onde o bloco está, se programa melhor e aproveita com mais tranquilidade. É inovação a serviço das pessoas”, afirmou o prefeito de Campinas, Dário Saadi.
Mais sobre o monitoramento
Na plataforma, estão reunidos todos os blocos do pré-Carnaval e do Carnaval, organizados por data, horário e tipo de desfile. As atrações são classificadas em duas categorias: Bloco Fixo, que permanece em um único local durante todo o evento, e Bloco de Trajeto, que sai de um ponto de concentração, percorre um itinerário definido e encerra o desfile no ponto de dispersão. Para facilitar a identificação, os blocos de trajeto estarão sinalizados no site com o selo “Esse bloco anda”.
“Com o monitoramento em tempo real, disponível no dia e horário de cada desfile, o público poderá acompanhar exatamente por onde o bloco está passando enquanto percorre as ruas da cidade. A ferramenta permite que os foliões se programem melhor e localizem os blocos já em movimento, acompanhando o deslocamento de forma prática e segura”, explica a secretária de Cultura e Turismo da Prefeitura de Campinas, Alexandra Caprioli.
Segurança
Ainda de acordo com a administração municipal, a iniciativa tem como objetivo ampliar a segurança e o conforto do público, além de evitar deslocamentos desnecessários até o ponto de concentração, que muitas vezes já foi ultrapassado pelo bloco no momento da chegada dos foliões. A recomendação é que, após o início do desfile, não é indicado procurar o bloco no ponto de concentração.
A Prefeitura informou ainda que, por questões de segurança e organização, também não será permitida a permanência de grupos em locais não autorizados ou após a saída do bloco do ponto oficial de concentração.
A ferramenta de monitoramento em tempo real foi desenvolvida pela equipe de tecnologia do Deinfo (Departamento de Informatização) da Prefeitura de Campinas, responsável pela criação e manutenção de soluções digitais do município, em parceria com a IMA (Informática de Municípios Associados).
Programação
O pré-Carnaval ocorre na cidade nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, além de 7 e 8 de fevereiro, sempre aos sábados e domingos, reunindo blocos em diferentes regiões. São 23 eventos de rua no total.
Já no Carnaval oficial, entre os dias 13 e 17 de fevereiro, de sexta-feira a terça-feira, haverá 44 eventos, entre desfiles, apresentações e atividades culturais.
Newsletter:
© 2010-2026 Todos os direitos reservados - por Ideia74