Foto - crédito: DJ Kaim / divulgação
O grupo Cháos Coletivo Teatral estreia o espetáculo “Volúpia (II)” neste fim de semana, dias 24 e 25 de janeiro de 2026, às 20h, no Teatro Barracão, localizado em Barão Geraldo, Campinas. A montagem promove um encontro entre a linguagem da tragédia grega e as corporalidades latino-americanas contemporâneas. A apresentação conta com interpretação em Libras e a entrada será mediante contribuição voluntária “no chapéu”.
A obra nasce da fricção entre mitos clássicos e o território brasileiro, questionando a permanência dessas narrativas na contemporaneidade. Em cena, as atrizes Allura Haillan, Ayanna Xavier e Lia Helena interpretam três Moiras que atravessam eras para recontar o mito de Helena de Troia. Através de uma narrativa que mescla música ao vivo, humor trágico e erotismo ritual, o coletivo busca evidenciar e questionar a máquina bélica que historicamente consome corpos femininos.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação cultural.
A montagem é fruto da pesquisa de mestrado de Lia Helena na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que investiga a inserção de corpos trans em mitos hegemônicos. A atriz-pesquisadora propõe novas poéticas que transcendem as discussões de gênero, utilizando o encontro entre o clássico e a travestilidade como motor criativo. O elenco é composto por artistas oriundos da cena “Ballroom” do interior paulista, trazendo para o palco tecnologias de resistência e celebração estética de corpos historicamente marginalizados.
Para a construção cênica, a diretora Ana Carolina Salomão introduziu procedimentos fundamentados em estudos realizados na Grécia, sob a influência do Teatro Attis. A proposta é criar um corpo capaz de carregar a densidade dos mitos antigos sem apagar as identidades e vivências brasileiras. O espetáculo conta ainda com os músicos DJ Kaim e Wasabi, que assina a orientação vocal, integrando sonoridades que reforçam o caráter ritualístico da peça.
O projeto “Volúpia” foi viabilizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por meio da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas e do Ministério da Cultura do Governo Federal.
Newsletter:
© 2010-2026 Todos os direitos reservados - por Ideia74