Foto - crédito: Victor Jucá / divulgação
O espaço Rabeca Cultural, em Sousas, promove o curso presencial e on-line “O Cinema de Kleber Mendonça Filho”, ministrado pelo crítico e cineasta Hamilton Rosa Jr. O encontro ocorre em duas quartas-feiras, nos dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro de 2026, das 19h30 às 21h30. As inscrições custam R$ 100,00 (inteira) e R$ 50,00 (meia ou meia social mediante doação) por aula.
A atividade reexamina a trajetória do diretor de “O Agente Secreto”, com análise sobre linguagem, estilo e direção. Segundo Hamilton Rosa Jr., o recente destaque do cineasta em premiações como Cannes e o Globo de Ouro oxigena o setor audiovisual brasileiro, criando novas oportunidades de negócios e estudos de caso sobre a linguagem e o estilo únicos de sua cinematografia.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação cultural.
“Permite a gente, que é da indústria audiovisual, começar 2026 incrementando modelos de negócios tanto em nível estatal como na iniciativa privada. Mas é bom também para compreender o estudo de caso que a trajetória de Kleber Mendonça nos aponta”, comenta Rosa Jr.
Durante as aulas, o professor analisa como os roteiros do cineasta partem de premissas simples para alcançar conflitos potentes que dialogam com questões históricas e estruturais do Brasil. A análise passa pela contaminação do cotidiano e da arquitetura urbana, observada em obras como “O Som ao Redor”, “Aquarius” e “Retratos Fantasmas”, onde espaços físicos refletem as patologias sociais e históricas do país.
O curso também estabelece conexões entre a produção de Mendonça Filho e os grandes intérpretes da formação brasileira, como Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda. O debate se estende à aspereza da realidade histórica apresentada em “O Agente Secreto”, que transporta o espectador para o ano de 1977, abordando a violência do aparato estatal e o extremismo ideológico, temas que também ecoaram recentemente no longa “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles.
Na primeira aula, em 28 de janeiro, a abordagem foca na transição de jornalista a cineasta, os curta-metragens do diretor e as análises de “O Som ao Redor” e “Aquarius”. Já no segundo encontro, em 4 de fevereiro, o estudo se volta para a resistência em “Bacurau”, a imagem como compreensão em “Retratos Fantasmas” e as reflexões políticas de “O Agente Secreto”.
Programação:
28/01:
· De jornalista e curador a cineasta de prestígio
· Os curtas de KMF
· O que é visível e o que está no extracampo? – “O Som ao Redor”
· “Aquarius” – A destruição de um modo de vida e de seus laços e vínculos sociais
04/02
· “Bacurau” – A herança de sangue cangaceiro se revela a melhor ferramenta para dinamitar o absurdo
· “Retratos Fantasmas” – A imagem como compreensão
· “O Agente Secreto” – A esperança, se há, é que alguém ainda se lembre do que é um projeto fascista
Curso “O Cinema de Kleber Mendonça Filho”, com Hamilton Rosa Jr.
Inscrições e mais informações: WhatsApp (19) 99720-6186
Newsletter:
© 2010-2026 Todos os direitos reservados - por Ideia74