Foto - crédito: Jean Novaes / Casarão Music (divulgação)
Formada no final de 2025, a Contrabando Orquestra faz seu primeiro show de 2026 nesta sexta-feira, dia 9 de janeiro, às 20h, no Rudras Gastronomia, no distrito de Barão Geraldo, em Campinas. O grupo fez uma apresentação de estreia em Serra Negra no mês de dezembro e agora será a segunda de sua programação de lançamento.
A orquestra surgiu da união de nove músicos do interior de São Paulo, movidos pelo desejo de inovar o cenário artístico nacional. Assim, nasceu uma proposta singular de criação, que repensa composições, arranjos e formas de execução. O resultado é uma sonoridade que combina timbres orgânicos e digitais para criar uma experiência ambígua e ao mesmo tempo cativante.
A formação traz Giovani Loner (trombone, direção musical, composição e arranjo); Maicon Braga (vocal e guitarra); João Marcelo Gomes (bateria); Lucas Bidoia (percussão); Neto Mantovani (teclado); Wagner Perondini (trompete); Giovanni Della Guardia (saxofone barítono); Danilo Ciolfi (saxofone tenor) e Diego Mozer (contrabaixo elétrico).
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação cultural.
Mais sobre o grupo
Com arranjos incrementados, a música da orquestra utiliza instrumentos de sopros, como trompete, flugelhorn, trombone, sax tenor, flauta transversal e sax barítono, e artifícios como surdinas e pedais de efeitos, somados às combinações de cordas elétricas e teclas, como guitarra, baixo e sintetizadores. A mistura resulta em um grande caldeirão multicultural envolvido por instrumentos percussivos, trazendo ritmos tropicais envolventes e dançantes.
No repertório, abordagem moderna, um meio-termo entre canções poéticas, cujos temas vão desde matriz africana até ao autoconhecimento, e músicas instrumentais com ritmos mântricos a melodias.
O nome “Contrabando” é inspirado no Movimento Antropofágico, onde a arte “devora” e reelabora a cultura estrangeira, criando assim uma identidade artística brasileira única e original. É “contrabandeando” influências rítmicas como o Afrobeat, música dos Bálcãs, jazz e rock, e unindo com ritmos tipicamente brasileiros como samba, ijexá, forró, galope e afoxé, que se criou a marca registrada da Contrabando Orquestra.
O grupo lançou o primeiro single, “São Jorge”, já disponível em mais de 150 plataformas – Spotify, Deezer, Tidal, Qobuz, Apple Music, iTunes. Amazon Music. Soundcloud, entre outras.
Show: Contrabando Orquestra
Mais informações: @contrabando.orquestra / @rudrass_
Newsletter:
© 2010-2026 Todos os direitos reservados - por Ideia74