O Terminal Padre Anchieta, em Campinas, ganhou uma nova e criativa atração: a “Geladeiroteca”, uma biblioteca alternativa que permite o empréstimo gratuito de livros. O projeto é fruto da dedicação dos estudantes do ciclo 2 da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Anos Iniciais, do Centro Social Padre Anchieta, que transformaram uma geladeira antiga em um ponto de incentivo à leitura para a população.
A iniciativa, idealizada pela professora Maria Pereira “Bia”, viu a mobilização dos alunos para conseguir o eletrodoméstico inutilizado, realizar a limpeza, pintura e reunir a coleção inicial de obras. A proposta é integrar o aprendizado em sala de aula com a responsabilidade social e o senso de coletividade.
👉 Mais educação? Acesse nossa programação de educação.
Qualquer pessoa pode se servir do acervo da “Geladeiroteca” no Terminal Padre Anchieta, levando um livro para ler e, posteriormente, devolvê-lo. A comunidade também é incentivada a doar mais livros para a iniciativa diretamente no Centro Social Padre Anchieta, ajudando a manter a coleção sempre renovada.
Conforme explica a professora “Bia”, a ideia principal é estimular o gosto pela leitura, alcançando as várias pessoas que circulam diariamente pelo terminal. “Tem ainda a parte pedagógica, os alunos se mobilizaram muito na produção, e a gente vai tratando em sala de aula sobre senso de cidadania, coletividade, importância da leitura, etc,” afirma.
Um dos desafios do projeto é a conscientização para a devolução dos livros, garantindo que o acervo possa ser aproveitado por mais leitores. A equipe pretende realizar um trabalho de acompanhamento mais próximo para garantir a rotatividade das obras.
Este projeto já possui outras unidades em funcionamento, sendo uma iniciativa da comunidade escolar da Regional Norte da Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec) e já conta com duas geladeiras literárias na Vila Boa Vista.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74