Foto - crédito: Everaldo Cândido / divulgação
O Instituto Negras em Ação celebra seu segundo aniversário com um evento especial e gratuito neste sábado, 6 de dezembro, na Sala dos Toninhos (Estação Cultura de Campinas). A celebração, que começa às 14h, é livre para todos os públicos e foi pensada para reunir mulheres, apoiadores e parceiros, marcando as conquistas e apresentando os projetos desenvolvidos pelo Instituto. A programação inclui uma Roda de Conversa sobre pautas relacionadas às mulheres negras e, a partir das 17h, um show com o Samba de Camaleoa – Batuque na Cozinha.
Organizada por mulheres negras de Campinas, a organização busca promover a equidade racial, fortalecer redes de apoio e desenvolver ações focadas no bem-estar, cultura e valorização da mulher negra, usando o autocuidado como ferramenta de empoderamento e pertencimento. A comemoração deste sábado (6/12) é a segunda parceria neste ano entre o Instituto e a Sala dos Toninhos, que mantém o Quilombo Feminino, uma frente que promove o debate e a interação entre mulheres negras, lideranças e referências da cidade.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação.
O encontro terá início com o brinde de confraternização e uma Roda de Conversa sobre temas cruciais para as mulheres negras. Em um momento de emoção, haverá uma homenagem póstuma a Ângela Muniz, fundadora do Salão Marrom Bom Bom e precursora da arte e beleza dos cabelos afro em Campinas.
A partir das 17h, o evento ganha ritmo com o Samba da Camaleoa – Batuque na Cozinha, uma roda de samba com protagonismo feminino e interseccionalizado, reunindo profissionais e estudantes de batucada. A apresentação integra o projeto Batuque na Cozinha, conduzido há cinco anos pela musicista e arte-educadora Shey.
Embora siga um set musical pré-definido e participações vocais programadas, a roda é aberta para receber entusiastas da batucada e todos que queiram participar da alegria, no gogó, nas palmas, ou mesmo com seu instrumento. O grupo frequentemente convida amizades especiais que contribuem para a construção do samba na cidade de Campinas.
O Quilombo Feminino, frente aberta na Sala dos Toninhos que faz a interlocução e promove o debate e interação entre mulheres negras, conta com o apoio do Pontão de Cultura Nina/Sala dos Toninhos, através da Política Nacional Aldir Blanc, em parceria com o Ministério da Cultura e a Secretaria de Cultura de Campinas.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74