Foto - crédito: Marcel Sachetti / divulgação
O espetáculo de comédia infanto-juvenil “Cem Histórias Sem Palavras”, da Damião e Cia (Campinas/SP), terá uma apresentação gratuita e especial no Espaço Arena do Sesc Campinas neste sábado, 06 de dezembro, às 15h. A montagem, que é livre para todos os públicos, foi concebida para ser plenamente acessível, contando com interpretação em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) para o público surdo e ouvinte. A entrada é gratuita, mas é necessário retirar o ingresso no guichê do local.
Dirigida por Cláudio Saltini, fundador da Cia. Circo de Bonecos (São Paulo/SP), a peça traz à cena os palhaços Brigite Margô, interpretada por Lara Prado, e Godrigo Chulé, vivido por Rodrigo Nasser. O trabalho, que segue a vasta tradição das comédias sem palavras, como as de Charles Chaplin e Buster Keaton, desenvolve-se por meio de esquetes circenses que se transformam em pequenas histórias, contadas apenas pela ação e o gesto.
👉 Mais programação para crianças? Acesse nossa agenda especial.
Conforme explica o ator Rodrigo Nasser, a acessibilidade foi uma prioridade na criação: “Elementos visuais, como luzes e fumaça, são inseridos no espetáculo para que a compreensão da história não dependa, em nenhum momento, apenas da audição da trilha ou dos efeitos sonoros. Também estudamos Libras para que possamos nos comunicar com o público durante e após a apresentação”.
Para aumentar a comicidade física, a dupla de palhaços incorpora em suas brincadeiras virtuoses circenses, como acrobacia, malabarismo e mágica. A atriz Lara Prado destaca que a virtuose não é o foco principal, mas um “trampolim para a criatividade dos dois palhaços, que desejam passar um tempo juntos, divertindo um ao outro”.
Para o diretor Cláudio Saltini, a simplicidade do encontro entre os dois personagens é o grande destaque da montagem. Ele avalia que o espetáculo tem o poder de fazer o espectador, seja criança ou adulto, “perder a noção do tempo e se entregar às brincadeiras”, ao retratar a possibilidade da poesia no cotidiano e a delicadeza dos encontros.
A produção afirma que a peça busca falar sobre a habilidade humana de olhar para quem está ao lado, abrindo uma “fenda no espaço e no tempo, mostrando que os encontros são possíveis e nos transformam em pessoas melhores”, finaliza o trio de criadores.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74