Foto - crédito: Efectocine / divulgação
O Festival “BikeCine”, cinema itinerante que alia cultura, sustentabilidade e esporte, retorna a Campinas para uma sessão totalmente gratuita e ao ar livre. O evento inovador acontece no dia 5 de dezembro, sexta-feira, na Estação Cultura, e se destaca por ser movido exclusivamente pela energia limpa gerada a partir das pedaladas dos próprios espectadores, com patrocínio da Ecolab.
A programação começa às 19h com uma sessão de curtas-metragens, classificada como livre. Em seguida, às 20h, o cinema nacional é prestigiado com a exibição do longa-metragem “Saneamento Básico, o Filme” (2007), uma comédia inusitada de Jorge Furtado que tem no elenco Fernanda Torres e Wagner Moura. O filme é indicado para maiores de 12 anos.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação.
Para assistir, o público pode escolher entre se acomodar na plateia de 150 cadeiras ou participar ativamente pedalando nas 16 estações de bicicletas — 12 fixas e quatro bases para acoplar bicicletas trazidas pelo público. A energia captada pelos ciclistas é o que alimenta o sistema de projeção, que utiliza uma tela inflável da Airscreen com tecnologia de ponta para garantir alta qualidade.
O conceito do “BikeCine” busca promover a conscientização ambiental e a reflexão sobre o consumo energético e a mobilidade urbana, transformando o ato de assistir a um filme em uma experiência cultural colaborativa e ecológica.
O projeto garante inclusão ao oferecer o “pedal de mão”, um recurso que permite a participação de crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, assegurando que o “BikeCine” seja acessível a todos. Além disso, todos os filmes exibidos contam com recursos de acessibilidade.
Marco Costa, coordenador geral e idealizador do projeto, expressa a satisfação em retornar a Campinas, destacando que o evento reúne pautas importantes para a sociedade e o planeta, unindo cinema, bem-estar, entretenimento, sustentabilidade e esporte.
Lançado no Brasil em 2024, o Festival “BikeCine” já realizou cerca de 80 sessões para mais de 10 mil pessoas em mais de 30 cidades. O circuito de 2025 prevê a contemplação de diversas cidades do interior de São Paulo, além de estrear em Santa Catarina e no Paraná.
Os ingressos, que dão direito à entrada gratuita, podem ser reservados online no site, com 50% da capacidade disponibilizada pela internet. Os 50% restantes serão distribuídos presencialmente no local, a partir de uma hora antes do início do evento. O projeto em Campinas é realizado com apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
19h: Sessão de curtas-metragens (50 minutos) – Livre
20h: “Saneamento Básico, o Filme” (Comédia, 1h52min) – 12 anos
A comédia de Jorge Furtado apresenta os moradores de Linha Cristal, uma pequena vila na serra gaúcha, que buscam construir uma fossa para o tratamento de esgoto. Sem verba da prefeitura para a obra até o final do ano, eles descobrem um fundo de quase R$10 mil destinado à produção de um vídeo, e têm a ideia de rodar um filme sobre a própria obra para, assim, conseguir realizar a construção da fossa.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74