Foto - crédito: Anna Cristina Nakabayashi / divulgação
O projeto itinerante de bordado “Pontos de Memórias”, idealizado e conduzido por um coletivo de mulheres, terá sua primeira ação gratuita no sábado, dia 29 de novembro, das 9h às 11h, no Terminal Central de Campinas (Rua Terminal Cury, 181). Neste primeiro encontro, as idealizadoras do projeto estarão no local para bordar e “prosear” com o público interessado, dando início a uma série de encontros que percorrerão a cidade nos próximos meses. Além da oficina aberta, o evento conta com uma exposição itinerante de trabalhos do grupo Entrefios e Memórias. A classificação etária é livre e a entrada é gratuita.
Idealizado pelas produtoras culturais Andrea Desidério, Lena Ciasca e Neusa Aguiar, o “Pontos de Memórias” é uma iniciativa da Associação Cultural Bons Ventos, Coletivo Casarão, Caixeiras da Guia e Coletivo Entrefios e Memórias. O projeto é descrito como “encontro, exposição e travessia”, unindo mulheres que compartilham seus conhecimentos ancestrais de bordado, técnicas passadas de geração em geração, para bordar mundos em tecidos e linhas.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação.
Para esta ação de lançamento, haverá todo o material necessário – banquinhos, cadeiras, linhas, agulhas e tecidos – para receber quem quiser participar do bordado coletivo. O projeto prevê, ao longo de 2025 e 2026, passar pelos bairros Campo Grande, Campo Belo, Sousas, Amarais e Carlos Gomes, estabelecendo encontros para bordar, conversar com as artistas e construir uma grande rede de ligação entre as bordadeiras da cidade.
Como encerramento, o coletivo planeja uma exposição em 2026 no Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, que reunirá obras produzidas durante estes encontros e outras artes bordadas criadas em Campinas. A data exata da exposição será anunciada posteriormente.
Um dos objetivos centrais do “Pontos de Memórias” é promover o reconhecimento do trabalho com linhas e fios como arte e cultura regional e ancestral. As idealizadoras explicam que esta técnica artesanal de unir tecidos e tramas, transformando-as em obras visuais, vai além da simples peça produzida, sendo um patrimônio cultural imaterial que preserva e fomenta práticas, técnicas e conhecimentos associados transmitidos oralmente e pela convivência.
A arte criada no bordado é vista como uma materialização do contato íntimo das artesãs com o viver, seus sentidos e sentimentos. Além de ser uma difusão de saberes, a prática fomenta a sustentabilidade, o consumo local e a autonomia territorial ao trabalhar com materiais mais ecológicos e ressignificá-los. A atividade também contribui para a saúde mental das mulheres da comunidade, melhorando a autoestima e proporcionando satisfação e crescimento pessoal a partir do trabalho manual, além de possibilitar o incremento na geração de renda.
O coletivo busca proporcionar encontros com diferentes mulheres, territórios e vidas, fomentando uma grande rede de artesanato e manualidades. A iniciativa visa valorizar a interação social, os vínculos, as trocas de experiências, a oralidade, as memórias e a possibilidade de mudanças socioeconômicas dentro da Cultura do Feito à Mão e artesanias.
O projeto é realizado com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC 2024).
O projeto “Pontos de Memórias” é uma reunião de mulheres de diferentes idades que utilizam a produção cultural e as manualidades como prática social e econômica. O grupo é formado por Coletivos ativos na cidade de Campinas, como a Associação Cultural Bons Ventos, Bons Ventos Produtora, Coletivo Entrefios, Caixeiras da Guia e Coletivo Casarão, todos atuantes em áreas de Produção Cultural, Imaterial e de Materiais e Bens usando técnicas artesanais.
Entre os projetos já realizados coletivamente estão o “Ponto de Costura recebe Marias Cheias de Graça” (2018), o “Ponto de Costura e Resistência” (2019), o “Projeto do Mapeamento dos Coletivos de Campinas” (2022 e 2023) e o “Projeto Entrefios e Memórias”, que realiza encontros semanais de mulheres artesãs com mais de 50 anos no Centro Cultural Casarão há uma década, gerando mostras, exposições e a confecção de materiais com técnicas variadas de artes e manualidades.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74