Foto - crédito: Berílio / divulgação
A Praça Integração, localizada na Vila Padre Anchieta, em Campinas, será palco de mais uma edição da iniciativa “Aldeia Periférica” no fim de semana, dias 29 e 30 de novembro de 2025. O evento gratuito e aberto ao público, é um importante espaço de resistência cultural com a missão de combater o apagamento indígena periférico e promover discussões cruciais sobre a crise climática. A programação intensa celebra a diversidade, reunindo artistas, mestres tradicionais, educadores e lideranças culturais em dois dias de vivências, oficinas, rodas de conversa e apresentações.
Ao destacar as expressões da cultura periférica, indígena e popular brasileira, o encontro reforça o território da Vila Padre Anchieta como um fundamental espaço de criação e resistência. As atividades incluem formações culturais, abordagens da cultura Tupi Guarani e uma noite de celebração com muita música e apresentações artísticas.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação cultural.
Durante o dia, a “Aldeia Periférica” oferece ao público a oportunidade de participar de uma série de atividades formativas conduzidas por educadores e mestres de diversas áreas. A programação é abrangente e inclui oficinas de música, dança, cultura afro-brasileira, artes cênicas, hip-hop, figurino e práticas tradicionais da cultura Tupi Guarani.
Entre as oficinas previstas, estão: “Semeando Música”, “O Som da Resistência: o Som da Ditadura Militar”, “Introdução ao Breaking”, “Gunga é Meu: a Roda Gira no Som do Berimbau”, “Oficina Adinkra”, “Oficina de Palhaçaria de Rua”, “Difusão Hip-Hop” e “Figurino em Cena”. As oficinas Tupi Guarani merecem destaque, com temas como culinária, bioconstrução, grafismo, fitoterapia e plantas medicinais, incluindo a tradicional garrafada.
Os interessados podem se inscrever para as atividades acessando o link.
No período da noite, a Praça Integração se transforma em um palco de festa. A programação musical diversificada reúne ritmos como samba chula, rap, cumbia, samba, além de apresentações de DJs, performances indígenas e batalhas de rima.
A organização do evento ressalta seu compromisso com a inclusão, garantindo a participação de todas as pessoas. Serão disponibilizados serviços de intérprete de Libras em atividades específicas, mediante indicação prévia, e audiodescrição, voltada especialmente para pessoas com deficiência visual. As adaptações necessárias serão realizadas conforme a demanda do público.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74