Foto - crédito: Marcello Castelo Branco / divulgação
O renomado violonista Marcel Powell, filho do lendário Baden Powell, retorna a Campinas para duas apresentações intimistas de seu show solo “Musicalidade Negra”, nesta sexta-feira, 28 de novembro de 2025, na Cia Sarau, em Barão Geraldo. O público pode escolher entre duas sessões: às 18h30 e às 21h.
O show, que celebra o Mês da Consciência Negra, é uma parceria da Zumbido Cultural com a Cia Sarau, depois de apresentações de sucesso do músico na 11ª Mostra Jazz Campinas em agosto.
Com uma carreira artística que se estende por mais de 30 anos, Marcel Powell apresenta um projeto musical que é uma imersão profunda na obra de compositores negros brasileiros, utilizando a música como um poderoso veículo para a reflexão sobre questões sociais como o racismo e o preconceito.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação cultural.
No repertório, releituras de artistas mais como Dorival Caymmi, Luiz Melodia, Zé Kéti, Baden Powell, Dona Ivone Lara, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Djavan e Johnny Alf, entre outros.
A música corre nas veias da família Powell há gerações. Além de ser filho de Baden Powell, Marcel é bisneto de Vicente Tomás de Aquino, o primeiro maestro negro do interior fluminense a formar uma orquestra composta exclusivamente por integrantes negros escravizados, a “Orquestra Negra”. Honrando esse legado, sua arte serve como uma celebração da rica herança cultural afro-brasileira.
Em um formato intimista de violão solo, o músico enriquece o show com histórias e reflexões de suas experiências pessoais, buscando fazer da música um caminho de libertação do preconceito. “A musicalidade negra é um lugar aonde os artistas negros conseguem se fazer ouvir e serem porta-vozes de uma população que muitas vezes não é ouvida fora desse lugar”, afirma Marcel, endossando o pensamento de seu pai, Baden Powell, de que “música é a língua que fala em qualquer lugar.”
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74