Foto - crédito: Neander Heringer / divulgação
A Sala dos Toninhos, na Estação Cultura de Campinas, recebe a terceira edição do projeto “Samba da Toninhos – Ziriguidum e Memória” neste domingo, 09 de novembro, a partir das 14h. O evento, que tem entrada gratuita, apresenta uma roda de samba animada pelo Grupo Casa Caiada, contando ainda com as participações especiais da cantora Ieda Cruz e do DJ Lucas Barata.
Lançado em setembro, o projeto de samba mensal é uma iniciativa da Rede Usina Geradora e do Ponto de Cultura Nina. A proposta do “Ziriguidum e Memória” é promover um samba de responsa, celebrando a cultura e a tradição do samba de Campinas e região, com a presença de mestres e protagonistas da cena.
👉 Mais música? Acesse nossa programação cultural.
Conduzido pelo Grupo Casa Caiada, o evento busca promover o encontro e evidenciar os patrimônios imateriais e materiais, incentivando o acesso e a frequência aos bens públicos, reativando e aproximando os valores de sua manutenção e do convívio. O projeto, que também pretende aliar gastronomia, tradição e arte brasileira, encontrou na Sala dos Toninhos – agora renovada – o seu ponto de parada oficial, oferecendo um cenário agradável de cultura e lazer.
O Grupo Casa Caiada, formado pelos irmãos Sotil, nasceu das rodas de samba de quintal em Campinas e já se tornou uma referência regional. O grupo, que traz o samba como energia, memória e resistência cultural, mistura sambas de breque, ritmos sincopados e composições autorais. O Casa Caiada já lançou disco e levou o samba campineiro a palcos internacionais, como Angola.
O termo “Ziriguidum” é uma palavra informal brasileira que descreve a alegria, a festa, a folia e o samba, especialmente em contextos de carnaval e eventos musicais. O projeto é uma produção que veio do saudoso Samba da Vila (que circulou bares da Vila Industrial entre 2016/2017). O estacionamento no local é gratuito.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74