Foto - crédito: Everaldo Luiz Silva / divulgação
A performance de dança “Lapidação – ou quando gritam as pedras”, com o ator e bailarino José Teixeira, realiza uma temporada de apresentações gratuitas no mês de novembro em Campinas, com quatro sessões em diferentes locais da cidade. A obra propõe uma reflexão e contato direto com as vivências e violências sofridas pela comunidade LGBTQIAPN+ no Brasil e no mundo, oferecendo sessões com acessibilidade em Libras e Audiodescrição, e seguida de rodas de conversa sobre a temática.
Concebida em 2018 e aprimorada após mais de 200 horas de improvisação, “Lapidação – ou quando gritam as pedras” busca inspiração na canção “Geni e o Zepelim”, de Chico Buarque. O espetáculo aborda a forma como a sociedade reage a corpos marginalizados e fora dos padrões esperados, questionando e denunciando a passividade diante das mortes atrozes da comunidade LGBTQIAPN+.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação.
O intérprete-criador José Teixeira explica que a “lapidação ou apedrejamento é uma forma muito antiga de execução de condenados à morte”. Nesse sentido, o espetáculo conduz o público à reflexão sobre o apedrejamento físico e simbólico presente na vida de membros da comunidade, distribuindo pedras como senha para a entrada, que simbolizam a metáfora do ato de apedrejar.
Durante a apresentação, o público é convidado a ler reportagens levantadas pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), uma ONG que há 44 anos realiza um levantamento anual de mortes da comunidade. A pesquisa, não oficial, contabilizou 257 mortes só em 2023, sendo 127 transexuais, 118 homens gays, 9 lésbicas e 3 bissexuais. Ao apresentar esses números em cena, o artista provoca uma reflexão sobre a violência seguida de morte a que a população LGBTQIAPN+ é exposta.
Com o intuito de conscientizar, a performance traz também uma ‘virada de chave’ ao apedrejamento iminente, conduzindo a audiência à possibilidade de ressignificação do cenário, vislumbrando o amor e o respeito acima das adversidades. O projeto “Não joga pedra na Geni” faz parte da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc) de Fomento à Cultura e tem realização da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas e do Ministério da Cultura do Governo Federal.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74