Foto - crédito: Helyana Manso / divulgação
A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) sobe ao palco do Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) para apresentar o concerto “Os Primeiros Românticos”, no dia 13 de novembro, quinta-feira, às 19h30, com entrada gratuita. O programa propõe um diálogo entre compositores que marcaram o início do movimento romântico em diferentes contextos.
A apresentação conta com a regência da maestrina Cinthia Alireti e a participação especial do clarinetista Daniel Oliveira como solista. O repertório inclui o alemão Carl Maria von Weber, com o Concerto n.º 1 para Clarinete em Fá menor, Op. 73, obra que o estabeleceu como um dos primeiros representantes do romantismo musical. Do lado brasileiro, a orquestra executa a Sinfonia em Sol maior, de Alberto Nepomuceno, um dos precursores do romantismo nacional, com sua intensa força melódica e refinada escrita orquestral.
👉 Mais música? Acesse nossa programação cultural.
A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) é um corpo artístico profissional mantido pela Universidade Estadual de Campinas, vinculado ao Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp (CIDDIC). Fundada em 1982, a OSU possui um extenso histórico de atividades, incluindo concertos, óperas, gravações e programas de educação e formação de público.
Além das apresentações, a OSU atua como laboratório de pesquisa em criação e performance musical, com projetos como o Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social e o Projeto Identidade, Música e Arquitetura, em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), levando música e história a prédios e espaços públicos de Campinas.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74