Foto - crédito: Ana Laura Cintra / divulgação
O Teatro do SESI Campinas recebe, no dia 9 de novembro, domingo, às 19h, o duo de dança “Até Quando?”, protagonizado pela bailarina e coreógrafa Jussara Miller e sua filha, Cora Laszlo. Com entrada franca e ingressos distribuídos pelo site Meu Sesi, o espetáculo propõe um diálogo sensível e crítico entre gerações, transformando a temática do envelhecimento em arte.
Na cena, mãe e filha, ambas bailarinas e coreógrafas premiadas, apresentam o diálogo entre o que foi e o que está por vir: a mãe expressa a sabedoria do tempo com gestos firmes, enquanto a filha responde com leveza e impulso, simbolizando o novo. Juntas, coreografam a continuidade da vida e a passagem do tempo no corpo, desafiando o etarismo e evidenciando a multiplicidade do envelhecer.
👉 Mais dança? Acesse nossa programação cultural.
A bailarina Jussara Miller, referência brasileira da técnica Klauss Vianna de Dança e Educação Somática, destaca que o espetáculo se coloca como “defensora da vida sem preconceitos”, propondo um diálogo intergeracional que revela a maturidade e a vitalidade do corpo que dança. A artista ainda pontua a urgência de abordar o tema na área da dança, onde corpos velhos ainda ocupam um espaço ínfimo.
Com direção, dramaturgia e cenografia de Norberto Presta, parceiro artístico de longa data de Jussara, a montagem vai além dos sinais da velhice, buscando enfatizar os saberes e a pulsão de vida. “A dramaturgia se constrói a partir de um diálogo não-linear e poético sobre o tempo, a memória e o futuro”, explica o diretor.
Complementando a reflexão, a bailarina Cora Laszlo reflete que “dançar o corpo em envelhecimento é nada mais do que dançar a todo momento”, prestando atenção na história de vida e na trajetória do corpo. Ela e Norberto Presta esperam que a obra chegue aos espectadores como um convite a encarar o envelhecer como uma potência de vida.
Para a construção da narrativa, o duo também revisita o diálogo entre a dança e o audiovisual, marca da identidade poética das artistas. O audiovisual, assinado por Christian Laszlo, utiliza projeção de imagens fotográficas e vídeos sobre o corpo das bailarinas por meio de três telas móveis, intensificando a narrativa sobre o tempo e a memória grafados na pele.
A temporada de “Até Quando?” é realizada por intermédio do Edital Fomento CultSP, do ProAC (Programa de Ação Cultural). Além das apresentações, o projeto prevê a realização das oficinas “A Escuta do Corpo”, com Jussara Miller, e “Outros Caminhos de Dança”, com Cora Laszlo, e a palestra “Velhices na Dança Contemporânea”, com Diana Rodrigues.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74